paineis-solares

Apoiar os nossos fornecedores na descarbonização da produção

Porque a utilização de energias renováveis é essencial para reduzir drasticamente o impacto do CO2.

Depois de um primeiro objetivo climático validado em 2020 pela iniciativa Science Based Targets relativamente a fornecedores que representam 90% do volume de compras da empresa, a Decathlon decidiu em 2021 aumentar as suas ambições e alargar o seu âmbito de ação. Eis um relatório de progresso.

A estratégia de descarbonização da produção da Decathlon está estruturada em torno de vários pilares:
- medição da energia consumida
- comprometer os fornecedores a reduzir a sua pegada ecológica
- construir vias de saída do carvão
- implementação de programas de eficiência energética
- implantação de energias renováveis

Estes pilares são verificados durante auditorias ambientais dos locais em causa, e são também promovidos mais amplamente entre todos os fornecedores, dada a prioridade que esta estratégia representa para a empresa.

Validação das metas Science Based Targets

Em setembro de 2021, a iniciativa Science Based Targets validou oficialmente o novo plano de trajetória de redução de emissões da Decathlon em toda a sua cadeia de valor. Duas metas estão diretamente relacionadas ao âmbito 3 e às atividades dos fornecedores da empresa:
■ reduzir a intensidade das emissões de carbono (t. CO2-eq/valor acrescentado em euros) em 53% nos âmbitos 1, 2 e 3 entre 2016 e 2026
■ coordenar fornecedores que representam 90% das emissões ligadas à aquisição de produtos e serviços para definir a sua própria trajetória de redução de acordo com a ciência

Na construção da sua nova estratégia, a empresa desenvolveu um trabalho global no segundo semestre para passar de um compromisso de redução da intensidade de carbono para um compromisso de redução de emissões em termos absolutos. Na sequência deste trabalho, a Decathlon irá propor em breve uma nova trajetória de redução a ser validada pela iniciativa Science Based Targets.

Fontes de energia renováveis na produção

A utilização de energias renováveis nos locais de produção da Decathlon é indispensável para reduzir drasticamente as emissões de CO2 da empresa. Para reduzir ao máximo o seu impacto, a prioridade da Decathlon é hoje concentrar-se na instalação de novas capacidades de produção de eletricidade renovável.

Assim, a empresa pretende agora ajudar os seus fornecedores, por esta ordem de prioridades:
1. Criação de novas capacidades de produção.
2. Participar em projectos existentes fora do local.
3. Adquirir Certificados de Produção de Energia ( para além das outras atividades)

A empresa também estabeleceu várias parcerias na Índia, China continental, Bangladesh e Vietname em 2022 para apoiar os seus fornecedores na implantação de painéis solares. Isto implica a realização de estudos de viabilidade para cada um dos fornecedores e a procura de empresas externas para apoiar a implantação a nível local.

Números-chave para 2022
44% da eletricidade utilizada pelos locais de produção dos fornecedores da Decathlon, geridos em matéria de descarbonização provém de fontes renováveis (33% em 2021)
6% da eletricidade utilizada pelos locais de produção é de origem renovável, excluindo as compras de certificados energéticos (4% em 2021)

O exemplo de Tran Hiep Thanh

O fabricante de componentes de vestuário Tran Hiep Thanh, um importante parceiro industrial da Decathlon no Vietname, reduziu drasticamente as suas emissões de carbono ao substituir o carvão por biomassa.
A biomassa é um combustível feito de resíduos orgânicos que pode ser queimado para gerar calor, que pode ser utilizado para a produção ou convertido em eletricidade.
A utilização da biomassa como fonte de combustível é um processo de baixo carbono.

Trajetórias de eliminação do carvão

A Decathlon comprometeu-se a eliminar toda a utilização de carvão pelos seus fornecedores da categoria 1 até 2025 e pelos seus fornecedores da categoria 2 até 2030. Para atingir este objetivo, as equipas realizaram estudos de viabilidade e de custos para a maioria dos locais de produção que utilizam carvão e trabalharam na definição de trajetórias de redução.

Números-chave para 2022
43 locais de produção (32 locais da categoria 1 e 11 locais identificados da categoria 2) ainda consumiam carvão em 2022, em comparação com 49 instalações em 2021 (31 locais de nível 1 e 18 locais da categoria 2).
Em 31 de dezembro de 2022, este número tinha diminuído para 36, tendo cinco instalações de fornecedores do categoria 1 deixado de utilizar carvão durante o ano.

Picture of Tristan Louis

Testemunho de Tristan Louis

Líder do Projeto “Descarbonizar a nossa produção”

“Uma das alavancas mais importantes para reduzir a pegada de carbono da Decathlon é a energia utilizada pela indústria. Desde 2020, acelerámos significativamente a medição das emissões dos nossos fornecedores e implementámos os objectivos das Science Based Targets que nos permitiram inscrever os produtores em trajectórias ambiciosas, em particular, na redução das emissões de CO2 em valor absoluto; estou muito orgulhoso disso. Os fornecedores fizeram a sua parte ao nosso lado, implementando medidas para otimizar o seu consumo, evoluindo o seu cabaz energético e eliminando gradualmente as fontes de energia mais poluentes. Nada disto teria sido possível sem os cerca de cinquenta Decathlonianos, intermediários de CO2 no terreno, nas fábricas, movidos pela mesma vontade de reduzir o nosso impacto.”

Descobre mais aqui

O que é uma energia renovável?

O que é uma energia renovável?

Como definir uma energia renovável? Petróleo, eólico, gás, nuclear, solar... que fonte é 'renovável' e porquê?