O que significa produção na decathlon?

produção desenvolvimento sustentável DECATHLON

Industrialização, mesmo antes do fabrico

Depois de um produto passar por todas as etapas de conceção, dedicamo-nos à sua industrialização antes de o colocar à venda.
O que é industrialização? É todo o processo de fabrico: desde o protótipo até à produção em massa. É o processo que nos permite passar da produção manual ou artesanal para a produção de em grande escala. Como? Utilizando simplesmente maquinaria industrial.

Depois, passamos para o FABRICO: A PRODUÇÃO EM MASSA!

produção desenvolvimento sustentável DECATHLON

Um olhar sobre a nossa divisão industrial

Criada em 1996, a Divisão Industrial DECATHLON conta atualmente com 600 pessoas. A sua função: organizada em torno de cerca de trinta processos industriais (roupa, calçado, capacetes, malas, metal, eletrónica, etc.) para disponibilizarmos às nossas próprias marcas desportivas materiais e soluções de fabrico eficazes. As escolhas de material e de produtos são etapas fundamentais que contribuem para que o produto seja único, relevante e sustentável.

divisão industrial decathlon
produção quem produz decathlon made in

Quem produz os artigos decathlon?

Para garantir a produção em grande escalada dos artigos desportivos, contamos com um painel de fornecedores distribuídos por, pelo menos, 47 países. As nossas equipas encontram-se em diálogo permanente com eles e no terreno, nas nossas 42 unidades de produção. Para sermos precisos, são 2141 colegas a trabalhar na produção. Deslocam-se às unidades, comunicam todos os dias com os nossos fornecedores, garantem que a produção decorre sem problemas.

Partilhamos da mesma vontade que os nossos fornecedores: apresentar-vos produtos com a melhor relação qualidade/preço. Um objetivo que, para ser cumprido, requer as condições certas, para que todos beneficiem do melhor ambiente de trabalho. Por isso mesmo, os nossos parceiros se esforçam por dar aos seus empregados condições de trabalho de qualidade, assentes no respeito, na realização das equipas e na preservação do meio ambiente.

Como é feita a escolha de fornecedores?

Existem diferentes tipos de fornecedores no contexto do fabrico dos produtos. Podem ser distinguidos por linhas:
- Fornecedores de 1ª linha: aqueles que trabalham diretamente connosco
- Fornecedores de 2ª linha: aqueles que trabalham com os nossos fornecedores
- Fornecedores de 3ª linha: aqueles que trabalham com os fornecedores dos nossos fornecedores
E assim por diante!

Para facilitar a comunicação com as diferentes unidades fabris, as nossas equipas adotaram uma organização por "grupo industrial" (têxteis, fabrico pesado, eletrónica, equipamento metálico, etc.). Nalguns destes grupos, há responsáveis por selecionar fornecedores parceiros. Chamamos-lhes “compradores”. É uma tarefa exigente, uma vez que precisam de considerar vários critérios técnicos, logísticos e éticos antes de os selecionarem.

No que respeita aos critérios técnicos e logísticos, os nossos parceiros:
- devem ser capazes de produzir em grande escala
- devem ter competência e saber-fazer genuíno
- devem ser capazes de fabricar um produto ao melhor custo, qualidade, prazo e pegada ambiental
- não devem estar situados na mesma área geográfica do que as outras unidades fabris, de modo a gerir os riscos

No que respeita aos critérios éticos, os nossos parceiros:
- devem partilhar e respeitar os nossos compromissos
- devem partilhar da mesma vontade de serem transparentes, para entender como foi determinado e como se justifica o preço.
- devem partilhar o nosso objetivo global de tornar o desporto acessível ao maior número

Podemos estabelecer uma parceria quando uma unidade cumpre todos estes critérios! 

decathlon escolha de fornecedores
decathlon escolha de fornecedores

Como é que a decathlon acompanha os fornecedores?

No final de 2020, trabalhávamos com 1007 fornecedores de 1ª linha (materiais e produtos acabados) e 346 fornecedores de 2ª linha sediados em África, nas Américas, na Ásia, na Europa e na Rússia. De entre estas unidades fabris, nove pertenciam-nos.

A nossa ambição é de melhorar de forma contínua. Por isso, temos uma rede de pessoas a quem recorremos no terreno nos nossos escritórios de produção. Designam-se por “production leaders” e cada um tem a sua especialidade: qualidade, aprovisionamento, desenvolvimento industrial, desenvolvimento sustentável. Além disso, realizamos auditorias regulares para avaliar as condições de trabalho dos trabalhadores.

Esta seleção criteriosa de fornecedores e rigorosa monitorização permitiu-nos construir relações sólidas baseadas na confiança. Estas dão origem a colaborações de longo prazo. Valorizamos muito este tipo de relações de longa duração, por estarem mais alinhadas com os nossos valores.A nossa ambição é aumentar posteriormente o número de fornecedores que estejam a favor de parcerias de longo prazo.

O que vem a seguir?