Na imagem: A famosa t-shirt “À Fond La Forme” (ao fundo na forma) usada pela equipa de gestão.
Em 1975, Michel Leclercq tem uma ideia. Ainda não sabe, mas vai revolucionar o mundo do desporto e da venda a retalho. Tem 35 anos e liberta-se da Auchan, uma empresa familiar, onde trabalha como informático. Sonha com uma grande loja dedicada exclusivamente ao desporto. Um sítio onde os(as) desportistas, quer pratiquem futebol ou corrida, se pudessem equipar a um preço acessível. Naquele tempo, não havia este tipo de loja. Ainda ...
Michel Leclercq reúne 6 colegas que recruta numa semana. Didier Decramer, Stéphane Delesalle, Nicolas Dubrulle, Stanislas Ernoult, Hervé Valentin, Benoit Poizat e Michel Leclercq formam uma equipa motivada. Apesar de alguns serem inexperientes no setor retalhista, têm duas coisas em comum: a determinação e a paixão pelo desporto. Quando não estão a trabalhar, praticam desporto juntos: futebol, ski, bicicleta, vela, hóquei em campo e muitos outros desportos!
Não há regras. Tudo tem de ser construído de raiz e os novos colegas são os construtores. Começam com uma página em branco para delinear a estratégia da DECATHLON. Michel Leclercq confia neles dando-lhes plena liberdade de iniciativa. O que importa é a motivação, independentemente da sua inexperiência na venda ao retalho. É um estilo inovador de gestão, baseado na confiança, que continua a fazer parte do nosso ADN.
Uma parte dos fundadores: Didier, Stéphane, Hervé, Benoit, Stanislas, Michel. O Nicolas não está na fotografia.
...é, sobretudo, estar na loja, estar disponível para os clientes. Os nossos clientes são, antes de mais, desportistas, como nós. E hoje a motivação dos nossos colegas é a mesma: a satisfação dos desportistas continua a ser a sua profissão.
Neste vídeo podes ver uma entrevista com um pioneiro da DECATHLON: Benoît POIZAT!