Stakeholders

As nossas partes interessadas

SER UMA PARTE INTERESSADA

Em 2019, a DECATHLON acelerou o trabalho de colaboração com as suas partes interessadas. Trabalhar colaborativamente permite-nos afirmar o nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável, reforçar as nossas metodologias e contribuir para um impacto coletivo.

RELAÇÕES INSTITUCIONAIS

SER UMA PARTE INTERESSADA

Federação do Comércio e Distribuição a Retalho

Nos comités de Ambiente e Qualidade da FCD (Federação para o Comércio e Distribuição), que trabalha para promover o Desenvolvimento Sustentável (cujo principal trabalho é apoiar doações e aplicar a Lei da Economia Circular).

SER UMA PARTE INTERESSADA

União Desportiva e de Ciclismo

No Comité do Ambiente desde 2014 (inclui o trabalho de atualização do código de conduta, um evento que liga a RSE ao desporto, e a organização funcional da Responsabilidade Alargada do Produtor por Produtos Desportivos e de Lazer):

SER UMA PARTE INTERESSADA

Federação Mundial da Indústria dos Artigos Desportivos (WFSGI)

Desde 2015, acompanhamento dos trabalhos monitorizados pela Comissão de RSE da WFSGI (partilha de informação de inteligência, benchmarking de práticas de RSE, participação em webinars, etc.).

SER UMA PARTE INTERESSADA

EuroCommerce

Membro do Comité do Ambiente do Eurocommerce, a fim de acompanhar e antecipar quaisquer desenvolvimentos estratégicos e legislativos futuros para a União Europeia em termos de ambiente: 

SER UMA PARTE INTERESSADA

Observatório da Responsabilidade Social das Empresas

Membro há vários anos do ORSE (Observatório sobre Responsabilidade Social das Empresas, uma organização multi-stakeholder que mantém uma vigilância constante em França, Europa e internacionalmente e aconselha as empresas sobre as suas estratégias de RSE. A Decathlon juntou-se ao conselho de administração da ORSE em Junho de 2019.

ECO-DESIGN

SER UMA PARTE INTERESSADA

Agência Francesa de Transição para a Sustentabilidade (ADEME)

Parte do projeto de etiquetagem ecológica com a ADEME e o Ministério Francês do Ambiente. Lidera o comité do projeto (COPROJ) para a eco-etiquetagem têxtil.

AS NOSSAS PARTES INTERESSADAS

Eco TLC

Participação nas reuniões de direção da Refashion (antiga ECO-TLC) que é a organização ecológica do Setor do Vestuário Têxtil, Roupa de Casa e Calçado.

SER UMA PARTE INTERESSADA

PEF (Product Environmental Footprint)

Participação no projeto-piloto europeu para estabelecer um método comum de cálculo multicritério da pegada de carbono dos produtos (t-shirts). Membro do secretariado técnico com diferentes intervenientes, em particular a ADEME, o Ministério Francês do Ambiente, OFEV (Gabinete Federal Suíço para o Ambiente), marcas (Promod, Pimkie, Okaïdi,...) e fabricantes (Les Tissages de Charlieu, TAD).

SER UMA PARTE INTERESSADA

BCI (Better Cotton Initiative) 

O Decathlon aderiu ao BCI (Better Cotton Initiative) em Janeiro de 2012.Esta associação sem fins lucrativos procura promover o desenvolvimento de um melhor algodão em todo o mundo, para criar um produto sustentável que seja melhor para quem o produz, melhor para o ambiente em que é cultivado, e melhor para o futuro do setor como um todo.

SER UMA PARTE INTERESSADA

Agenda Global da Moda

A Decathlon participa na iniciativa "Compromisso 2020" da Agenda Global da Moda, que reúne empresas que se comprometeram a tomar medidas concretas para a economia circular. A Decathlon assumiu o seguinte compromisso:"Até 2020, todos os nossos engenheiros e designers serão formados em princípios de design circular para melhorar a reciclabilidade, a reparabilidade e a reutilização".

SER UMA PARTE INTERESSADA

Eco-design Hub

Desde Março de 2019, a Decathlon tem assento no Conselho de Administração do "P le Eco-conception", o centro nacional francês de conceção ecológica e desempenho ao longo do ciclo de vida.Fundado em 2008, este centro visa apoiar o desenvolvimento de padrões de consumo e produção sustentáveis.“P le Eco-conception” assiste a Decathlon na conceção ecológica dos seus produtos e estratégias de implementação.

*OFEV: Gabinete Federal Suíço para o Ambiente

SER UMA PARTE INTERESSADA

PLP (Project Plastic Leak)

O Projeto de Fuga de Plástico (PLP) trata de fugas de plástico e foi lançado pela empresa de consultoria em desenvolvimento sustentável Quantis e EA, o centro de gestão ambiental & RSE. O seu objetivo é contribuir para os esforços globais de combate à poluição por plásticos. A iniciativa multi-stakeholder planifica a elaboração de guias metodológicos e métricos para localizar, medir e mapear a poluição plástica e microplástica na cadeia de valor, a fim de definir uma ação eficaz para encontrar uma solução para as fugas de plástico para o ambiente

PARTES INTERESSADAS

The Microfiber Consortium (TMC)

The Microfiber Consortium (TMC) é uma associação sem fins lucrativos que permite uma abordagem multi-stakeholder.. Este consórcio facilita o desenvolvimento de soluções práticas para a indústria têxtil para minimizar a fragmentação e libertação de fibras para o ambiente a partir do fabrico têxtil e do ciclo de vida do produto.

GESTÃO AMBIENTAL

SER UMA PARTE INTERESSADA

RE100

RE100 é uma iniciativa global criada pelo The Climate Group e lançada na Cimeira Climática da ONU em Nova Iorque, em 2014.Esta iniciativa visa envolver, apoiar e promover empresas que estão empenhadas na utilização a 100% de energias renováveis (incluindo biomassa, geotérmica, solar, eólica e de marés).

SER UMA PARTE INTERESSADA

Science Based Target

A iniciativa Science Based Target reúne as empresas para as ajudar a reforçar cientificamente os seus esforços no sentido de reduzir as emissões de gases com efeito de estufa e acelerar a transição para uma economia com baixo teor de carbono.O Carbon Disclosure Project (CDP), UN Global Compact, World Resources Institute (WRI), World Wide Fund for Nature (WWF) e intervenientes da We Mean Coalition fazem todos parte desta abordagem. A iniciativa SBT identifica e destaca as boas práticas para a definição de medidas de redução de CO2, fornece os meios para realizar este objetivo, e aprova cientificamente e de forma independente as trajetórias empresariais.

SER UMA PARTE INTERESSADA

The ACT 

A iniciativa ACT - Assessing low Carbon Transition® foi desenvolvida pela ADEME e pelo CDP para avaliar as estratégias climáticas das empresas. Como parte da Agenda de Ação da UNFCCC, a iniciativa fornece métodos para avaliar o alinhamento da estratégia de uma empresa com uma via de baixo teor de carbono que seja adequada às suas atividades, tendo em conta o setor em que opera. Com base em dados verificáveis da empresa, cerca de 20 indicadores
fornecem uma avaliação holística da estratégia da empresa. Estas avaliações são conduzidas de forma totalmente transparente por terceiros independentes, assegurando uma neutralidade total.
A Decathlon participou em ensaios em 2016 e realizou a sua avaliação ACT em 2020:

SER UMA PARTE INTERESSADA

A iniciativa Net Zero

O projeto Iniciativa Net Zero, lançado em Junho de 2018 e liderado pela empresa de consultoria Carbone 4, em colaboração com dez empresas pioneiras, e apoiado por um conselho científico, publicou as suas normas de referência para contribuições de organizações para a neutralidade de carbono. Este documento fornece uma linguagem comum para todos os atores que desejam orientar a sua ação climática de uma forma sincera, ambiciosa e transparente, com o objetivo de alcançar emissões zero líquidas globais, de forma coerente com os instrumentos e metodologias existentes. A Decathlon é parceira da iniciativa desde 2020, com o objetivo de adotar um método que lhe permita definir e alcançar o Zero Líquido, tendo em conta a emergência climática.

SER UMA PARTE INTERESSADA

United Nations Framework Convention on Climate Change (UNFCCC)

Iniciada pela ONU em 2018, a Carta da Indústria da Moda para as Alterações Climáticas está a atrair um número crescente de atores importantes da moda e dos têxteis.Existem atualmente 48 signatários que se comprometeram a definir um objetivo de redução das suas emissões de CO2 e trabalham em colaboração para atingir os objetivos estabelecidos nos acordos de Paris, a fim de que toda a indústria avance.

SER UMA PARTE INTERESSADA

Fashion Pact

O Pacto da Moda é uma coligação global de empresas da indústria da moda e têxtil (pronto-a-vestir, desporto, lifestyle e luxo) incluindo os seus fornecedores e distribuidores, todas empenhadas num núcleo comum de objetivos ambientais fundamentais em três áreas:travar o aquecimento global, restaurar a biodiversidade e proteger os oceanos. Lançado como uma missão dada a Fran ois-Henri Pinault, o CEO da Kering, pelo Presidente francês Emmanuel Macron, o Pacto da Moda foi apresentado aos Chefes de Estado na cimeira do G7 em Biarritz, a 26 de Agosto de 2019.

SER UMA PARTE INTERESSADA

Act 4 nature

"Empresas empenhadas no respeito pela natureza - act4nature France é uma iniciativa liderada pelo Office Français de la Biodiversité (OFB)], que visa colocar as empresas em ação em matéria de biodiversidade utilizando uma abordagem de melhoria contínua. A Decathlon aderiu a esta rede que visa o intercâmbio das melhores práticas, encorajar as empresas a lutar e melhorar as ambições nesta matéria. A Decathlon assinou o seu compromisso em Fevereiro de 2020 e espera apresentar a sua estratégia em Janeiro de 2021.

SER UMA PARTE INTERESSADA

Orée

A Decathlon tornou-se membro da ORÉE, uma associação criada em 1992 que tem federado e animado uma rede de jogadores há mais de 20 anos.em um mandato para representar a França na CDB (Convenção sobre a Diversidade Biológica). A ORÉE é o consultor externo da Decathlon para a biodiversidade através de Hélène Leriche, (Chefe da Biodiversidade-Economia na ORÉE). Através desta rede, a Decathlon também tem acesso a grupos de intercâmbio entre pares para formar uma voz comum no trato com instituições e agentes económicos.

SER UMA PARTE INTERESSADA

CDC Biodiversidade

A Decathlon aderiu ao clube B4B+ gerido pela CDC Biodiversité, uma filial da Caisse des Dépôts et Consignations (Fundo Francês de Empréstimos e Consignações).O objetivo desta filial é desenvolver ferramentas para avaliar as carteiras financeiras, a fim de identificar o seu impacto na biodiversidade. A Decathlon foi treinada pela CDC Biodiversité e utiliza a sua ferramenta GBS (Global Biodiversity Score) para identificar quais das atividades da empresa estão sob maior pressão e assim dar prioridade às suas ações.A CDC Biodiversité também presta assistência à Decathlon no que diz respeito a uma revisão crítica do seu inquérito sobre biodiversidade.

Responsabilidade na produção

SER UMA PARTE INTERESSADA

SGS

Apoio técnico às avaliações da Decathlon's Human Responsibility in Production and Supplier Environmental Management (realização de auditorias, amostras de águas residuais e análises).

SER UMA PARTE INTERESSADA

OECD

Membro de um comité consultivo (com representantes dos pontos de contacto nacionais, das empresas, da Comissão Europeia, de iniciativas multistakeholder, das ONG e dos sindicatos) para elaborar um guia sobre due diligence nas indústrias têxtil e do calçado.

SER UMA PARTE INTERESSADA

O Clube Mekong

O Clube Mekong é uma ONG catalisadora da mudança, envolvendo o setor privado na luta contra a escravatura moderna.

SER UMA PARTE INTERESSADA

Auditoria Apprise

Apprise é um instrumento para detetar populações vulneráveis e é capaz de identificar situações de trabalho forçado.Foi testado pela Decathlon em 5 países asiáticos durante auditorias de RHP, para identificar potenciais sinais de trabalho forçado ou em regime de servidão por dívidas entre trabalhadores migrantes.

SER UMA PARTE INTERESSADA

Impactt

A Impactt é uma ONG especializada em melhorar as condições de trabalho e aumentar a produtividade nas cadeias de fornecimento globais.O método da Impactt é benéfico para as marcas, locais de produção, bem como para os empregados. Em 2020, a Decathlon colaborou com a Impactt na realização de auditorias específicas sobre trabalho forçado.

SER UMA PARTE INTERESSADA

instituto do impacto do vestuário

A Decathlon começou a colaborar com a organização privada AII (Apparel Impact Institute) em 2020, para lançar o projeto "Clean by Design". Este programa internacional apela aos retalhistas de massas e às marcas de moda para assumirem a responsabilidade pelo impacto ambiental das suas fábricas no estrangeiro, concentrando-se no processo de tinturaria e acabamento têxtil.

SER UMA PARTE INTERESSADA

O Instituto de Recursos Mundiais

O World Resources Institute (WRI) é uma organização de investigação global com mais de 1.000 peritos que transformam ideias inovadoras em ação na encruzilhada do ambiente, da economia e do bem-estar humano.A Decathlon e o WRI partilham o mesmo objetivo e visão sobre as pessoas e o planeta. Com a forte posição da Decathlon na indústria do desporto e a perícia do WRI, esta parceria não só beneficiará a Decathlon, como também apoiará a transformação da indústria do equipamento desportivo.

SER UMA PARTE INTERESSADA

Labour Solutions

Fundada em 2013, a Labour Solutions, uma empresa social, utiliza tecnologia para facilitar a mobilização de trabalhadores de baixos rendimentos, oferecendo ferramentas que visam contribuir para o seu bem-estar. A Decathlon está atualmente a executar dois projetos-piloto na Índia e no Vietname utilizando a aplicação WOVO, desenvolvida pela Labour Solutions para a realização de inquéritos entre os trabalhadores.

SER UMA PARTE INTERESSADA

Sustainable Textile Solutions

A Sustainable Textile Solutions, membro da BluWin, oferece consultoria, auditoria e programas de formação à medida sobre a segurança química dos têxteis.O objetivo é promover a compreensão, comunicação, monitorização e melhoria da eficácia das estratégias das marcas, retalhistas e parceiros industriais, a fim de produzir têxteis mais amigos do ambiente e melhores para a saúde e segurança.

SER UMA PARTE INTERESSADA

ZDHC

A ZDHC é uma fundação que visa apoiar a indústria têxtil e de calçado na utilização de produtos químicos mais seguros para um planeta mais limpo e um futuro melhor. A Decathlon não é membro da ZDHC, mas participa regularmente nos eventos e reuniões que organiza.Em 2020, a Decathlon colaborou com a ZDHC na questão-chave da substituição da dimetilformamida na produção de componentes têxteis laminados.

SER UMA PARTE INTERESSADA

SCIVERA

SCIVERA é uma empresa que visa garantir e também intensificar a utilização de produtos químicos mais seguros pelos fornecedores.Graças à sua plataforma, a Decathlon tem acesso a milhares de avaliações de riscos químicos, o que lhe permite identificar substâncias químicas preocupantes, prever futuras substâncias regulamentadas, e avaliar as alternativas mais seguras para as pessoas e para o ambiente.

SER UMA PARTE INTERESSADA

GoBlu International Ltd & BHive®

A fim de promover a utilização de produtos mais sustentáveis na indústria química, a GoBlu International Ltd (acelerador para soluções de desenvolvimento sustentável) desenvolveu "BHive®, uma ferramenta inovadora para digitalizar o processo de gestão química e criar maior transparência na cadeia de abastecimento. Em 2020, a DECATHLON testou a ferramenta BHive® em 40 fábricas em 6 países diferentes e, tendo em conta os resultados positivos
decidiu continuar a experiência BHive® em 2021, concentrando-se primeiro na produção têxtil e de calçado.

DUTY OF CARE

SER UMA PARTE INTERESSADA

Verisk MapleCroft

A Verisk MapleCroft é uma empresa de consultoria britânica especializada na análise de riscos políticos, económicos, sociais e ambientais à escala internacional. Graças aos dados e análises associadas sobre estes temas, permite às empresas antecipar, identificar e gerir melhor os riscos que enfrentam nas suas atividades.

QUALIDADE E SEGURANÇA DOS PRODUTOS

SER UMA PARTE INTERESSADA

Agência francesa para a alimentação, ambiente e segurança no trabalho (ANSES)

Partilha de conhecimentos científicos sobre substâncias químicas utilizadas nos processos de produção e sobre riscos emergentes, a fim de definir as futuras áreas de trabalho da Decathlon.

SER UMA PARTE INTERESSADA

AFIRM

O grupo AFIRM é um grupo de trabalho internacional composto por marcas líderes na indústria têxtil, calçado e artigos de desporto que trabalha para harmonizar os requisitos químicos dos produtos.A Decathlon está a participar no desenvolvimento de uma lista comum de substâncias proibidas;esta lista está disponível para utilização por todas as marcas.

SER UMA PARTE INTERESSADA

GERDA

O curso do "Groupe d'Etude et de Recherche en Dermato-Allergo" (GERDA) é o encontro anual de dermato-alergologia em França.A Decathlon participa a fim de partilhar conhecimentos científicos sobre os químicos utilizados nos processos de produção e reduzir o risco de alergias entre os utilizadores de produtos Decathlon

TORNAR VERDE: DIGITAL RESPONSÁVEL

SER UMA PARTE INTERESSADA

Instituto Francês de Computação Verde (INR)

A Decathlon aderiu ao INR (Instituto Digital Responsável) quando este foi fundado em 2019.O INR é um grupo de reflexão criado para continuar a partir do Club Green IT. O INR é um local de reflexão sobre as questões que rodeiam o mundo digital: cálculo da pegada ecológica (económica, social e ambiental), redução do impacto e criação de valor social para gerir com sucesso a e-inclusão de todos.Em 2019, o líder Digital Responsável da Decathlon obteve a certificação de conceção ecológica de serviços digitais, o que indica um certo nível de especialização em matéria de metodologia, e de boas práticas nesta disciplina.