AS NOSSAS PARTES INTERESSADAS

DECATHLON

SER UMA PARTE INTERESSADA

Em 2019, a DECATHLON acelerou o trabalho de colaboração com as suas partes interessadas. Trabalhar colaborativamente permite-nos afirmar o nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável, reforçar as nossas metodologias e contribuir para um impacto coletivo.

RELAÇÕES INSTITUCIONAIS

SER UMA PARTE INTERESSADA

Federação do Comércio e Distribuição a Retalho

Nos comités de Ambiente e Qualidade da FCD (Federação para o Comércio e Distribuição), que trabalha para promover o Desenvolvimento Sustentável (cujo principal trabalho é apoiar doações e aplicar a Lei da Economia Circular).

SER UMA PARTE INTERESSADA

União Desportiva e de Ciclismo

No Comité do Ambiente desde 2014 (inclui o trabalho de atualização do código de conduta, um evento que liga a RSE ao desporto, e a organização funcional da Responsabilidade Alargada do Produtor por Produtos Desportivos e de Lazer):

SER UMA PARTE INTERESSADA

Federação Mundial da Indústria dos Artigos Desportivos (WFSGI)

Desde 2015, acompanhamento dos trabalhos monitorizados pela Comissão de RSE da WFSGI (partilha de informação de inteligência, benchmarking de práticas de RSE, participação em webinars, etc.).

SER UMA PARTE INTERESSADA

EuroCommerce

Membro do Comité do Ambiente do Eurocommerce, a fim de acompanhar e antecipar quaisquer desenvolvimentos estratégicos e legislativos futuros para a União Europeia em termos de ambiente: 

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Observatório da Responsabilidade Social das Empresas

Membro há vários anos do ORSE (Observatório sobre Responsabilidade Social das Empresas, uma organização multi-stakeholder que mantém uma vigilância constante em França, Europa e internacionalmente e aconselha as empresas sobre as suas estratégias de RSE. A Decathlon juntou-se ao conselho de administração da ORSE em Junho de 2019.

ECO-DESIGN

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Agência Francesa de Transição para a Sustentabilidade (ADEME)

Parte do projeto de etiquetagem ecológica com a ADEME e o Ministério Francês do Ambiente. Lidera o comité do projeto (COPROJ) para a eco-etiquetagem têxtil.

AS NOSSAS PARTES INTERESSADAS

Eco TLC

Participação nas reuniões de direção da Refashion (antiga ECO-TLC) que é a organização ecológica do Setor do Vestuário Têxtil, Roupa de Casa e Calçado.

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PEF (Product Environmental Footprint)

Participação no projeto-piloto europeu para estabelecer um método comum de cálculo multicritério da pegada de carbono dos produtos (t-shirts). Membro do secretariado técnico com diferentes intervenientes, em particular a ADEME, o Ministério Francês do Ambiente, OFEV (Gabinete Federal Suíço para o Ambiente), marcas (Promod, Pimkie, Okaïdi,...) e fabricantes (Les Tissages de Charlieu, TAD).

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BCI (Better Cotton Initiative) 

O Decathlon aderiu ao BCI (Better Cotton Initiative) em Janeiro de 2012.Esta associação sem fins lucrativos procura promover o desenvolvimento de um melhor algodão em todo o mundo, para criar um produto sustentável que seja melhor para quem o produz, melhor para o ambiente em que é cultivado, e melhor para o futuro do setor como um todo.

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Agenda Global da Moda

A Decathlon participa na iniciativa "Compromisso 2020" da Agenda Global da Moda, que reúne empresas que se comprometeram a tomar medidas concretas para a economia circular. A Decathlon assumiu o seguinte compromisso:"Até 2020, todos os nossos engenheiros e designers serão formados em princípios de design circular para melhorar a reciclabilidade, a reparabilidade e a reutilização".

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Eco-design Hub

Desde Março de 2019, a Decathlon tem assento no Conselho de Administração do "P le Eco-conception", o centro nacional francês de conceção ecológica e desempenho ao longo do ciclo de vida.Fundado em 2008, este centro visa apoiar o desenvolvimento de padrões de consumo e produção sustentáveis.“P le Eco-conception” assiste a Decathlon na conceção ecológica dos seus produtos e estratégias de implementação.

*OFEV: Gabinete Federal Suíço para o Ambiente

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PLP (Project Plastic Leak)

O Projeto de Fuga de Plástico (PLP) trata de fugas de plástico e foi lançado pela empresa de consultoria em desenvolvimento sustentável Quantis e EA, o centro de gestão ambiental & RSE. O seu objetivo é contribuir para os esforços globais de combate à poluição por plásticos. A iniciativa multi-stakeholder planifica a elaboração de guias metodológicos e métricos para localizar, medir e mapear a poluição plástica e microplástica na cadeia de valor, a fim de definir uma ação eficaz para encontrar uma solução para as fugas de plástico para o ambiente

PARTES INTERESSADAS

The Microfiber Consortium (TMC)

The Microfiber Consortium (TMC) é uma associação sem fins lucrativos que permite uma abordagem multi-stakeholder.. Este consórcio facilita o desenvolvimento de soluções práticas para a indústria têxtil para minimizar a fragmentação e libertação de fibras para o ambiente a partir do fabrico têxtil e do ciclo de vida do produto.

GESTÃO AMBIENTAL

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RE100

RE100 é uma iniciativa global criada pelo The Climate Group e lançada na Cimeira Climática da ONU em Nova Iorque, em 2014.Esta iniciativa visa envolver, apoiar e promover empresas que estão empenhadas na utilização a 100% de energias renováveis (incluindo biomassa, geotérmica, solar, eólica e de marés).

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Science Based Target

A iniciativa Science Based Target reúne as empresas para as ajudar a reforçar cientificamente os seus esforços no sentido de reduzir as emissões de gases com efeito de estufa e acelerar a transição para uma economia com baixo teor de carbono.O Carbon Disclosure Project (CDP), UN Global Compact, World Resources Institute (WRI), World Wide Fund for Nature (WWF) e intervenientes da We Mean Coalition fazem todos parte desta abordagem. A iniciativa SBT identifica e destaca as boas práticas para a definição de medidas de redução de CO2, fornece os meios para realizar este objetivo, e aprova cientificamente e de forma independente as trajetórias empresariais.

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The ACT 

A iniciativa ACT - Assessing low Carbon Transition® foi desenvolvida pela ADEME e pelo CDP para avaliar as estratégias climáticas das empresas. Como parte da Agenda de Ação da UNFCCC, a iniciativa fornece métodos para avaliar o alinhamento da estratégia de uma empresa com uma via de baixo teor de carbono que seja adequada às suas atividades, tendo em conta o setor em que opera. Com base em dados verificáveis da empresa, cerca de 20 indicadores
fornecem uma avaliação holística da estratégia da empresa. Estas avaliações são conduzidas de forma totalmente transparente por terceiros independentes, assegurando uma neutralidade total.
A Decathlon participou em ensaios em 2016 e realizou a sua avaliação ACT em 2020:

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A iniciativa Net Zero

O projeto Iniciativa Net Zero, lançado em Junho de 2018 e liderado pela empresa de consultoria Carbone 4, em colaboração com dez empresas pioneiras, e apoiado por um conselho científico, publicou as suas normas de referência para contribuições de organizações para a neutralidade de carbono. Este documento fornece uma linguagem comum para todos os atores que desejam orientar a sua ação climática de uma forma sincera, ambiciosa e transparente, com o objetivo de alcançar emissões zero líquidas globais, de forma coerente com os instrumentos e metodologias existentes. A Decathlon é parceira da iniciativa desde 2020, com o objetivo de adotar um método que lhe permita definir e alcançar o Zero Líquido, tendo em conta a emergência climática.

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United Nations Framework Convention on Climate Change (UNFCCC)

Iniciada pela ONU em 2018, a Carta da Indústria da Moda para as Alterações Climáticas está a atrair um número crescente de atores importantes da moda e dos têxteis.Existem atualmente 48 signatários que se comprometeram a definir um objetivo de redução das suas emissões de CO2 e trabalham em colaboração para atingir os objetivos estabelecidos nos acordos de Paris, a fim de que toda a indústria avance.

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Fashion Pact

O Pacto da Moda é uma coligação global de empresas da indústria da moda e têxtil (pronto-a-vestir, desporto, lifestyle e luxo) incluindo os seus fornecedores e distribuidores, todas empenhadas num núcleo comum de objetivos ambientais fundamentais em três áreas:travar o aquecimento global, restaurar a biodiversidade e proteger os oceanos. Lançado como uma missão dada a Fran ois-Henri Pinault, o CEO da Kering, pelo Presidente francês Emmanuel Macron, o Pacto da Moda foi apresentado aos Chefes de Estado na cimeira do G7 em Biarritz, a 26 de Agosto de 2019.

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