Quel plan d’action pour une baisse des émissions absolues de CO2 eq. ?

Que plano de ação é necessário para reduzir as emissões absolutas de CO2 eq?

A Decathlon assumiu um compromisso ambicioso de reduzir as suas emissões absolutas de CO2 eq em 20% até 2026, em comparação com 2021.

De acordo com Painel Intergovernamental sobre as Alterações Climáticas (IPCC), Para limitar o aquecimento global a 1,5°C, é essencial alcançar a neutralidade carbónica até meados do século XXI. Este objetivo está definido no Acordo de Paris, assinado por 195 países. É neste contexto global que a Decathlon está a implementar a sua estratégia climática.

A Decathlon assumiu um novo compromisso de reduzir as suas emissões absolutas de CO2 eq em 20% até 2026, em comparação com 2021.

Passar do nosso compromisso anterior de reduzir a nossa intensidade económica (-53% de CO2eq/€ em 2026 em relação a 2016) para uma redução das emissões absolutas de CO2eq representa um passo em frente na nossa estratégia climática.
Porquê? Porque reduzir a nossa intensidade de carbono não significa necessariamente que estamos a emitir menos gases com efeito de estufa, pelo que nos pareceu essencial assumir compromissos em termos de reduções absolutas de emissões.

Os limites do indicador de intensidade de CO2

- Trata-se de uma relação entre dois indicadores que podem mudar independentemente das nossas acções para mitigar as alterações climáticas.
- O rácio pode diminuir enquanto as nossas emissões absolutas de CO2 eq. continuam a aumentar (se as vendas em euros aumentarem mais rapidamente).
- A intensidade atingirá um teto tecnológico, após o qual teremos de ativar outras alavancas.

Porquê uma redução de 20% das emissões de CO2 eq. entre 2021 e 2026? O que é que a Decathlon planeia fazer a seguir?

Escolhemos este ano de referência porque em 2021 teremos medições fiáveis e precisas das emissões de carbono para todos os âmbitos 1, 2 e 3.

Reduzir as nossas emissões absolutas de CO2 eq em 20% num período de cinco anos não é um fim em si mesmo. Trata-se de um marco no nosso roteiro, que visa uma redução de 42% até 2030, a fim de contribuir para a ambição global de neutralidade carbónica até 2050.

Este objetivo é acompanhado de um plano de ação estratégico, que permite progredir de forma realista em direção a este objetivo.
Foi apresentado à Science Based Trajet Initiative (SBTi) no início de agosto de 2023 e está atualmente a ser examinado por este organismo.

Âmbito 1, 2 e 3: o que são?

Para realizar uma avaliação de GEE, as empresas devem analisar as emissões de GEE provenientes do âmbito da sua atividade e da atividade de terceiros. Os perímetros em que as emissões de GEE são analisadas são designados por âmbitos. Existem três tipos principais de âmbitos: 1, 2 e 3.
Âmbito 1: emissões diretas.
Âmbito 2 : incluídas nas emissões indiretas de âmbito 2 associadas à utilização de energia pela empresa.
Âmbito 3 : outras emissões indiretas, ou seja, todas as emissões não incluídas no âmbito das emissões diretas e das emissões indiretas associadas à energia. (âmbito 1 e 2). Esta é a área das emissões mais difícil de compreender, uma vez que envolve uma multiplicidade de actores e estruturas económicas.

Quel plan d’action pour une baisse des émissions absolues de CO2 eq. ?

Sobre a SBTi

A iniciativa "Science Based Target" (SBTi) fornece às empresas uma via claramente definida para reduzir as suas emissões de gases com efeito de estufa (GEE), ajudando a prevenir os efeitos das alterações climáticas e a preparar as empresas para o crescimento futuro.

As metas são consideradas "baseadas na ciência" se forem coerentes com o que a ciência climática mais recente considera necessário para alcançar os objectivos do Acordo de Paris, ou seja, limitar o aquecimento global a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais.

Esta iniciativa é o resultado de uma parceria entre o CDP, o Pacto Global das Nações Unidas, o World Resources Institute (WRI) e o World Wide Fund for Nature (WWF).

Quel plan d’action pour une baisse des émissions absolues de CO2 eq. ?

Como é que medimos a nossa pegada de carbono?

Enquanto designers e distribuidores de produtos, extraímos matérias-primas, transformamo-las em componentes e produtos que transportamos, armazenamos e vendemos. Estes produtos são utilizados e eventualmente deitados fora. Chamamos-lhe o ciclo de vida do produto. Temos em conta as atividades ao longo da nossa cadeia de valor para medir as nossas emissões. (âmbitos 1, 2 e 3) .

Utilizamos o protocolo GHG como padrão para o cálculo da nossa pegada de carbono. O protocolo GHG completa o âmbito e as categorias e ajuda a melhorar a atribuição de responsabilidades na Decathlon. O protocolo GHG é uma das normas mais reconhecidas internacionalmente e é compatível com muitos quadros de informação.

Quel plan d’action pour une baisse des émissions absolues de CO2 eq. ?

As principais alavancas de redução

A Decathlon está a organizar o seu plano de ação de redução dos gases com efeito de estufa em torno de 4 alavancas principais:

Descarbonizar a nossa pegada de carbono
Otimizar a oferta e conceber produtos que perdurem no tempo
Reforçar os modelos empresariais circulares
Influenciar os ecossistemas através da advocacia e da mobilização

De que margem de ação dispomos para cumprir estas ambições climáticas?

A extração de matérias-primas e a produção representam 78%* da nossa pegada de carbono, razão pela qual optámos por dar prioridade a estas áreas.
*em 31.12.2022

Matérias-primas

- Investir em matérias-primas mais sustentáveis, que têm um elevado potencial de redução das emissões de CO2, nomeadamente nos sectores do metal, dos têxteis e do calçado.
- Conceção com menos matérias-primas (por exemplo, otimização funcional e técnica)
- Escolher matérias-primas que emitam menos gases com efeito de estufa (por exemplo, madeira em vez de metal)
- Aumentar o conteúdo reciclado das matérias-primas utilizadas nos nossos produtos (até ao máximo técnico, sem comprometer a qualidade do produto).
- Privilegiar as matérias-primas que podem ser recicladas no fim da sua vida útil

Reduzir o consumo de energia na produção e o impacto carbónico do cabaz energético dos fornecedores

    - trabalhar com os fornecedores para melhorar a eficiência energética
   - conceber produtos que exijam menos fases de processamento (por exemplo, forma mais simples, análise funcional)
   - favorecer os processos que consomem menos energia (por exemplo, inovações nos nossos métodos de tingimento)
   - assegurar a transição para um cabaz energético com menos emissões de carbono, eliminando toda a utilização de carvão e recorrendo às energias renováveis

Transporte de produtos

- otimizar as operações logísticas a montante (reduzir o número de quilómetros percorridos por produto)
- trabalhar com os fornecedores de transportes internacionais para utilizar combustíveis com menor intensidade de carbono
- trabalhar com os fornecedores de transportes a jusante para desenvolver soluções que emitam menos gases com efeito de estufa

Lojas Decathlon

- energias renováveis e estratégias de eficiência energética
- dar prioridade à renovação dos edifícios existentes em vez de construir novas lojas

Experimentar um novo modelo de negócio

- conceber produtos que sejam duráveis, reparáveis e, em última análise, recicláveis, e que sejam adequados para aluguer e utilização em segunda vida
- desenvolver os nossos serviços de segunda vida, retoma, aluguer e reparação

Influenciar o nosso sistema

- formar os membros da equipa em questões ambientais (por exemplo, murais sobre o clima) para os envolver na transição ambiental
- incentivar a mobilidade suave entre clientes e colegas de equipa
- educar e apoiar os clientes nos seus esforços para consumir de forma mais sensata
- participar em iniciativas internacionais (por exemplo, todos as lojas Decathlon em todo o mundo são incentivadas a organizar eventos de sensibilização ambiental, como o World Clean Up Day)

imagen com umas colagens sobreo design dos produtos, a forma como são fabricados e a poupança dos recursos naturais

O nosso objetivo para 2026

Poupar energia, dar prioridade as energias renováveis, criar produtos que durem mais tempo, reparar mais, …

PLANO DE TRANSIÇÃO 2020-2026

PLANO DE TRANSIÇÃO 2020-2026

Os nossos desafios e compromissos para uma DECATHLON mais sustentável.