Picture of workers in a factory

Riscos químicos na produção industrial-
Programa ZDHC

Os produtos químicos, desde o plástico até ao vestuário, incluindo as embalagens, estão no centro da produção industrial. Então, como podemos reduzir os riscos?

De 33 milhões de substâncias químicas, aproximadamente 2000 são regulamentadas. Porquê? Porque são prejudiciais para as pessoas ou para o ambiente. Os produtos químicos, desde o plástico até ao vestuário, incluindo as embalagens, estão no centro da fabricação dos nossos produtos. Então, como podemos prevenir os riscos? 

O que é um risco químico?

A poluição química é o produto de substâncias artificiais ou naturais que são perigosas para as pessoas ou para o ambiente (por exemplo, desreguladores hormonais: bisfenóis, pesticidas, etc.). Podem causar reações visíveis a curto prazo, como alergias. Mas também têm efeitos invisíveis a longo prazo: ameaçam o nosso sistema hormonal e provocam doenças.

A poluição também pode ser ambiental. Encontramo-las na natureza como resultado de resíduos químicos industriais. Uma vez na água, no ar ou no solo, estes elementos tóxicos podem afetar a biodiversidade e, consequentemente, a nós.

Como é que o design do produto cria um risco químico?

Uma t-shirt pode ter uma cor, ter estampagens, ser repelente à água... Todas essas características são resultado de tratamentos químicos. Embora a maioria das substâncias utilizadas seja segura, é imperativo verificar a integridade em todas as etapas (no momento da produção, para os trabalhadores, quando as águas residuais são lançadas no meio ambiente, no momento do armazenamento, para as equipas da Decathlon, quando o produto está a ser utilizado pelos clientes...).

Se uma substância tiver de ser removida, isso deve ser feito ao longo de toda a cadeia logística.

Picture of a men in a factory

Como podemos prevenir estes riscos?

Na Decathlon, uma equipa dedicada à segurança química (departamento de qualidade) realiza uma vigilância toxicológica e jurídica para compreender melhor os requisitos mundiais em matéria de produtos químicos, a fim de definir o âmbito de atuação dos fornecedores. Também monitorizam a produção de novas substâncias químicas.

Com base neste trabalho, elaboram especificações químicas, também denominadas RSL: Lista de Substâncias Restritas, que os fornecedores se comprometem a cumprir. Formam-nos para que possam tirar o máximo partido delas. Depois disso, são realizadas verificações nas fábricas ou diretamente nos produtos.

Os produtos da Decathlon são testados em laboratórios terceirizados para garantir que não contenham substâncias perigosas, e um forte controlo é implementado para garantir a conformidade com a RSL.
Além disso, para ir mais longe, a Decathlon oferece formações aos fornecedores para ajudá-los a entender melhor os requisitos de gestão de produtos químicos.

ZDHC: zero descarga de produtos químicos perigosos

O programa «Zero Discharge of Hazardous Chemical» (Zero descarga de produtos químicos) é uma fundação composta por 350 participantes da indústria têxtil, do couro, do vestuário e do calçado: marcas, fábricas, fornecedores de produtos químicos, organismos de certificação, laboratórios...
Qual é o objetivo? Alcançar a zero descarga de produtos químicos perigosos no ambiente. Em essência, promover a mudança do lado dos fornecedores. A Decathlon  é participante oficial desde janeiro de 2022.

Para alcançar essa ambição, o programa «Roadmap to Zero» ajuda as marcas a implementar as melhores práticas de gestão sustentável de produtos químicos, tais como diretrizes, formação, plataformas e soluções em toda a sua cadeia de valor. Para os nossos clientes, é a garantia de que estamos a tomar medidas para tornar o mundo mais seguro.

A fundação proporciona-nos as competências e as ferramentas para gerir melhor os riscos na produção. Também disponibilizamos ativamente a nossa experiência no assunto. Para os nossos clientes, é a garantia de que estamos a tomar medidas para tornar o mundo mais seguro.

O nosso compromisso com o programa ZDHC

A DECATHLON SE está empenhada em apoiar a missão da ZDHC de permitir que as indústrias têxtil, do couro, do vestuário e do calçado implementem as melhores práticas para a gestão sustentável de produtos químicos em toda a cadeia de valor. Através da colaboração e com o objetivo geral de harmonizar as práticas da indústria, definir normas e implementá-las, a Fundação ZDHC está empenhada em alcançar a eliminação total de produtos químicos perigosos.

A empresa compromete-se a apoiar a visão da ZDHC de implementação generalizada da química sustentável, impulsionando inovações e melhores práticas nas indústrias têxtil, do vestuário e do calçado para proteger os consumidores, os trabalhadores e o ambiente.

O compromisso da Decathlon com a ZDHC aplica-se a todo o grupo (incluindo marcas individuais dentro da Decathlon) ligado ao âmbito da ZDHC. Consequentemente, todos os fornecedores que trabalham com a Decathlon e estão envolvidos no fabrico de têxteis, couro, vestuário ou calçado são obrigados a aplicar os requisitos da Decathlon ao programa ZDHC, quer a fábrica seja produtora de componentes ou de produtos.

A Decathlon adota integralmente as «ZDHC MRSL» e as «ZDHC Wastewater Guidelines» (Diretrizes para Águas Residuais) e compromete-se a cumprir as diretrizes «ZDHC CMS» (Sistema de Gestão de Produtos Químicos), «TIG» (Guia Técnico da Indústria) e «MMCF» (Fibras Celulósicas Sintéticas). A Decathlon está empenhada em participar e envolver-se na criação, desenvolvimento, teste, melhoria e implementação conjunta do programa ZDHC («Roadmap to Zero», diretrizes, formação, soluções e qualquer iniciativa que promova a missão e a visão da ZDHC.

Ajudar os fornecedores a gerir os riscos químicos

Para harmonizar os seus procedimentos e estabelecer as melhores práticas para gerir o risco químico na sua cadeia logística, a Decathlon assinou a iniciativa da Fundação ZDHC (Zero descarga de produtos químicos perigosos) em 2022. Esta organização apoia o compromisso coletivo das marcas que assinaram e dos seus fornecedores através da aplicação do programa Roadmap to Zero e de normas de produção (por exemplo, ZDHC MRSL: substâncias perigosas proibidas na produção), para atingir o seu objetivo de zero descarga de produtos químicos perigosos.

Todos os anos, uma empresa de auditoria externa avalia o progresso feito por cada marca participante através da análise de indicadores de desempenho estabelecidos pela ZDHC. Em seguida, com base nos resultados do relatório, as empresas são classificadas em três níveis de maturidade:

- Nível 1 (“Pioneiro”), no qual as empresas demonstram o seu compromisso inicial com o programa ZDHC e como implementam os planos de ação do ZDHC nas suas decisões para uma gestão sustentável de produtos químicos

- Nível 2 (“Acelerador”), no qual as empresas devem demonstrar a implementação bem-sucedida das soluções do ZDHC na sua cadeia logística e um desempenho avançado

- Nível 3 (“Campeão”), que reconhece as marcas que se posicionam como líderes no combate ao uso de produtos químicos perigosos na indústria têxtil e de calçados.

Após atingir o nível «Acelerador» depois de dois anos de adesão à Fundação ZDHC, a Decathlon está muito orgulhosa por alcançar o nível «Campeão» na avaliação das marcas participantes de 2025, um ano antes da meta ambiciosa inicialmente estabelecida pela empresa para atingir o nível mais alto. Isto reflete o forte investimento e o trabalho realizado pela empresa, bem como pela cadeia logística da Decathlon, nos últimos quatro anos para se alinhar com a visão da ZDHC. Esta harmonização das práticas foi implementada nomeadamente através da utilização das plataformas, diretrizes, formação e soluções da ZDHC.

A Decathlon pretende agora manter este nível de excelência nos próximos anos e consolidar o desempenho da sua cadeia de valor.
Nos últimos anos, as equipas da Decathlon trabalharam arduamente para envolver o maior número possível de fornecedores no programa ZDHC. Atualmente, 440 locais de produção de nível 1 e nível 2 fazem efetivamente parte da jornada para se alinharem com os padrões do Roadmap to Zero. Esses locais de produção estão conectados à plataforma da fundação (ZDHC Gateway) para partilhar os seus dados e desempenho, refletindo a crescente importância atribuída ao programa pela cadeia logística da DECATHLON.
Results of the Roadmap to Zero program integration as of 31 December 2024:
96% of the concerned suppliers are enrolled in the program
55% of component production sites performed the INCHECK Report (chemical inventory of the factory).
34% of production sites participated in the Supplier chemical management training provided by Decathlon teams (training approved by ZDHC).
26% of production sites have been certified by ZDHC as Level 1 for Supplier to Zero assessment.
61% of concerned production sites performed the CLEARSTREAM Report (wastewater analysis of the factory).


Resultados da integração do programa Roadmap to Zero em 31 de dezembro de 2024:
— 96% dos fornecedores envolvidos estão inscritos no programa
— 55% das fábricas de componentes realizaram o Relatório INCHECK (inventário químico da fábrica).
34% das fábricas participaram na formação sobre gestão de produtos químicos fornecida pelas equipas da Decathlon (formação aprovada pela ZDHC).
— 26% das fábricas foram certificadas pela ZDHC como Nível 1 na avaliação Supplier to Zero.
— 61% das fábricas em questão realizaram o Relatório CLEARSTREAM (análise das águas residuais da fábrica).

Roadmap to Zero:

A Decathlon definiu inicialmente atingir o mais alto nível de reconhecimento na ZDHC até 2026, mas conseguiu alcançá-lo em 2025.

Graph of Decathlon roadmap Zero Program

De pioneiro a acelerador e agora campeão: subimos os degraus através da avaliação «Brand to zero» da ZDHC.

Every year a report based on Kpi and metrics, is produced by a third party assessor (KPMG). The aim is to measure the level of imp
Todos os anos, um relatório baseado em KPIs e métricas é produzido por uma entidade avaliadora independente (KPMG). O objetivo é medir o nível de implementação do roteiro ZDHC dentro da cadeia de abastecimento de cada marca.

Não achávamos que seria possível subir de nível em um ano, mas conseguimos! De facto, em 2023, após apenas um ano de adesão, passamos do nível Pioneiro para o nível Acelerador.
Então, em 2025, após apenas três anos dentro da Fundação, finalmente alcançamos nossa ambição de fazer parte das melhores marcas do mundo que atuam em prol de uma gestão química sustentável na indústria têxtil!

O Programa ZDHC

O Programa «Roadmap to Zero» está organizado em três áreas de foco interligadas para melhorar a gestão de produtos químicos.

- Entrada
Os produtos químicos utilizados na cadeia logística são constantemente verificados e os produtos químicos não validados são progressivamente substituídos por alternativas mais seguras para garantir a conformidade com a ZDHC MRSL. 

- Processo
Diretrizes e formação orientam os fornecedores a implementar o melhor Sistema de Gestão de Produtos Químicos na fábrica. Os fornecedores recebem formação sobre gestão de produtos químicos na fábrica, garantindo que bons procedimentos e melhores práticas sejam implementados para garantir a segurança dos trabalhadores e reduzir o impacto ambiental.

- Resultado
Águas residuais, lamas e ar são analisados para garantir que quaisquer resíduos da fábrica não afetem o ambiente natural: água limpa, ar seguro, sem contaminação do solo...

Exemplos concretos

Uma abordagem intransigente à limpeza de águas residuais

When "manufacturing pollution" is mentioned, CO2 quickly comes to mind. However, water made unfit for consumption due to chemical pollution can immediately impact humans health and the environment. DECATHLON's Sustainable Development teams have been raising awareness among suppliers and reinforcing checks. Some manufacturing steps make intensive use of chemical products: dyeing, tanning, and paper mills...

Regular tests are therefore required to ensure the treated water discharged from the factory is cleaned up and usable for agriculture. Exceeding the standards, means exposing yourself to suspending production and putting a stop to shipments.

Quando se fala em «poluição industrial», o CO2 vem imediatamente à mente. No entanto, a água imprópria para consumo devido à poluição química pode ter um impacto imediato na saúde humana e no ambiente. As equipas de Desenvolvimento Sustentável da Decathlon têm vindo a sensibilizar os fornecedores e a reforçar os controlos. Algumas etapas da produção fazem uso intensivo de produtos químicos: tingimento, curtimento e fábricas de papel...

Por isso, são necessários testes regulares para garantir que a água tratada descarregada da fábrica é limpa e utilizável para a agricultura. Exceder os padrões significa expor-se à suspensão da produção e à interrupção das remessas.

Para descobrires mais

AS NOSSAS RESPONSABILIDADES DE FABRICO

Na DECATHLON, concebemos os nossos produtos. Neste sentido, estamos também na origem da sua produção. Por outras palavras, criámos um sistema de fabrico em grande escala para tornar estes produtos disponíveis em todo o mundo e em volumes maiores.Como resultado desta atividade, temos uma responsabilidade: respeitando os direitos das pessoas que fabricam os nossos produtos, e limitando o impacto ambiental da nossa atividade. Estas medidas são postas em prática tanto a nível global como local entre as pessoas que vivem na área circundante das nossas fábricas de produção.

Picture of a workers in manufactoring factory

A produção e fabrico dos produtos Decathlon

As questões relacionadas com o fabrico levantam muitas dúvidas, o que é perfeitamente normal: revelamos tudo aqui.