Prolongar a vida útil dos produtos
Há vários anos que a Decathlon trabalha na conceção dos seus produtos para prolongar a sua vida útil. Esta abordagem visa integrar questões de sustentabilidade (durabilidade, fiabilidade, desempenho ao longo do tempo com um design intemporal) e a possibilidade de reparação a partir da fase de conceção do produto.
Progressos realizados em matéria de sustentabilidade
Graças às metodologias e aos testes associados desenvolvidos desde 2020, os critérios de sustentabilidade são agora incorporados através de especificações na definição de produtos de conceção ecológica. A base de dados ajuda a disponibilizar um roteiro com critérios claros aos engenheiros de produto. Esta metodologia de conceção baseada em ensaios produziu um quadro e normas de sustentabilidade através, por exemplo, de uma escolha de componentes mais duradouros.
Em 2022, criámos uma rede de engenheiros especializados após a organização de cursos de formação dedicados a esta questão. Estes designers foram encarregados de criar quadros de referência para todos os artigos da sua gama de produtos, bem como de identificar aqueles que cumprem o quadro de sustentabilidade através de quatro etapas essenciais:
1. O diagnóstico efectuado pelo especialista define as causas do fim de vida, deduzindo depois se o problema deve ser tratado do ponto de vista da durabilidade ou da possibilidade de reparação.
2. As fases do teste que confirmam o diagnóstico.
3. As interpretações ajudam a compor os quadros de referência.
4. As conclusões recolhidas no software de conceção colaborativa conduzem a regras de conceção sustentáveis.
Graças a esta perspetiva de sustentabilidade dos produtos, as equipas de design desportivo podem tomar as decisões necessárias ao elaborar a sua gama e identificar os produtos que devem deixar de utilizar ou melhorar. Este ano, os quadros de referência foram completados para toda a gama de vestuário, sapatos com tachas, mochilas, bexigas de água, bolas de ginástica e bolas de saltos.
A Decathlon partilha a sua investigação e conclusões externamente no âmbito da AFNOR (organização certificadora) comité técnico denomidado de DUR-HABI, tem por objetivo estabelecer uma norma que ajude a definir critérios de durabilidade.
Avanços na reparabilidade
Inspirando-se em no índice de reparabilidade desenvolvido em França pela ADEME (Agência Francesa para a Transição Ambiental), a Decathlon estabeleceu critérios que definem o potencial de reparação dos seus produtos. Para cada família de artigos, os critérios a cumprir para que um produto seja considerado reparável são os seguintes:
📄 a documentação está acessível;
🧩estão disponíveis peças de substituição;
🛠 o produto pode ser desmontado;
💶 os custos de reparação são, pelo menos, 30 % inferiores ao preço de compra do novo produto.
Seguindo estes quatro critérios, e graças a um grande trabalho de elaboração de uma lista dos problemas críticos que surgem em cada família de produtos, as equipas conseguiram definir, para cada tipo de produto, a percentagem de danos e falhas cobertos por uma solução de reparação. Consideramos que um produto Decathlon é Ecodesenhado, quando 80% das falhas associadas a um tipo de produto estão cobertas.
Note-se que fazemos a distinção entre um elevado potencial de reparação, como as bicicletas, e os produtos de conceção ecológica que beneficiam do trabalho efetuado na fase de conceção para os tornar mais reparáveis do que os produtos existentes no mercado.
Tal como no projeto de sustentabilidade, o principal trabalho realizado este ano foi a definição dos quadros de referência para cada desporto, ou seja, a definição dos critérios e dos limiares para cada família de produtos. Uma vez estabelecidas estas regras de categorização, a rede de especialistas formados no conceito de reparabilidade poderia partilhá-las com engenheiros de produto.
Desde 2021, tomámos medidas relativamente a vários produtos, como as pranchas de stand-up paddle, as trotinetes e os skates. Subsequentemente, 300 referências de produtos beneficiaram de atributos de conceção ecológica reparáveis em 2022 (6 % de todos os produtos Ecodesenhados).