Teammates and customers' sustainable transport

Transporte sustentável dos colegas de equipa e dos clientes

Sensibilização para os transportes respeitadores do ambiente.

As deslocações dos clientes de e para as lojas e as deslocações dos colaboradores da Decathlon para o local de trabalho representam 12,2 % das emissões globais de carbono da empresa em 2022. Para reduzir este impacto, promover os modos de transporte ecológicos e encorajar a sua utilização quotidiana, a Decathlon assume um papel ativo nos transportes sustentáveis. O principal objetivo desta estratégia é: reduzir os gases com efeito de estufa associados à atividade comercial, salientando simultaneamente os benefícios para a saúde dos modos de transporte activos para todos.

Definições: deslocações activas e transportes sustentáveis

Para a Decathlon, viagem ativa significa: modos de transporte que utilizam o exercício físico humano não assistido, com exceção da assistência eléctrica.
Para a Decathlon, transporte sustentável significa: meios de transporte que emitem até 0,10 kg de CO2 por quilómetro, tais como autocarros e automóveis eléctricos. Os automóveis com motor de combustão e os motociclos não estão incluídos na percentagem de transportes sustentáveis.

Transportes sustentáveis: definição de objectivos ambiciosos

Em 2022, 33 % dos quilómetros percorridos pelos membros da equipa Decathlon para chegar ao local de trabalho foram feitos graças a deslocações ativas ou a transportes sustentáveis (21 % em 2021).

Conseguimos este aumento através da partilha de boas práticas entre países. Tendo ultrapassado o objetivo da empresa (30 % até 2026) em três pontos percentuais este ano, a Decathlon pretende agora atingir 40 % dos quilómetros percorridos através de deslocações activas ou de transportes sustentáveis até 2026.
São utilizados vários instrumentos, consoante o país, para medir este indicador:
❓ um inquérito interno para identificar o número de quilómetros percorridos a nível da loja e do país (24 inquéritos realizados em 2022);
📱 uma aplicação móvel que calcula automaticamente a viagem;
🙋‍♀️ uma declaração através do software de gestão de dados de recursos humanos.

Em 2022, 17 % dos quilómetros percorridos pelos clientes da Decathlon para chegar à loja foram feitos graças a viagens ativas ou a transportes sustentáveis (14 % em 2021).

O objetivo de 30 % até 2026 mantém-se inalterado.

Teammates and customers' sustainable transport

Números de 2022

Atingimos o objetivo de 30 % dos quilómetros percorridos pelos membros da equipa para chegar ao seu local de trabalho através de deslocações ativas ou de transportes sustentáveis em 2022. A Decathlon está, portanto, a aumentar o seu objetivo para 40% até 2026.

A empresa prossegue o teste de transporte sustentável em Espanha e prepara-se para aplicar medidas semelhantes em todo o mundo.

Elaboração de uma estratégia internacional

Soluções testadas em Espanha

Desde 2020, a Decathlon tem testado um conjunto de soluções em toda a Espanha para apoiar o desenvolvimento de viagens ativas e transportes sustentáveis.

Para os colegas de equipa, estas soluções consistem em:

🚲 organizar eventos todos os anos para aumentar a sensibilização para as questões dos transportes sustentáveis e partilhar as melhores práticas a adotar no dia a dia;
👩‍💻 desenvolver uma ferramenta para recolher dados fiáveis sobre as deslocações casa/trabalho ativas dos colegas de equipa.

Em 2022, as equipas espanholas organizaram o "Transport Challenge" com o objetivo de apoiar uma rápida mudança de hábitos: 3 283 pessoas, que se inscreveram este ano, percorreram o equivalente a 748 000 quilómetros com a ajuda de meios de transporte sustentáveis.

Além disso, uma parceria com o EMS (Empresas para a mobilidade sustentável: empresa espanhola de transportes sustentáveis) permite que os Decathlonianos participem em diferentes mesas redondas, juntamente com outras empresas, sobre a questão da redução das emissões de gases com efeito de estufa.
Para saber mais sobre o EMS: https://www.movilidadsostenible.com.es/

A empresa também incentiva as deslocações activas e os transportes sustentáveis, fornecendo aos membros da equipa ferramentas adaptadas à sua vida quotidiana:

📱 uma aplicação móvel para incentivar a partilha de automóveis entre colegas de equipa, que também fornece informações sobre a pegada de carbono das viagens;
🧭 itinerários e lugares de estacionamento seguros para bicicletas e trotinetas;
🧮 uma calculadora do carbono.

Teammates and customers' sustainable transport

Em 2023: Decathlon España recebeu o "Prémio de Mobilidade Internacional"

Decathlon España recebeu o "Prémio Internacional de Mobilidade" das EMPRESAS POR LA MOVILIDAD SOSTENIBLE pela melhor estratégia de mobilidade sustentável.
O júri que decidiu atribuir o prémio à Decathlon, depois de analisar em pormenor o nosso plano de mobilidade, é composto por Ministério dos Transportes, Mobilidade e Agenda Urbana, Ministério para a Transição Ecológica e o Desafio Demográfico, Direção Geral de Tráfego, IDAE. Instituto para a Diversificação e Poupança de Energia, Real Academia Espanhola de Engenharia, CSIC, Conama..., por isso é um orgulho enorme!

Transportes sustentáveis na perspetiva dos clientes

Realizámos uma série de medidas para apoiar a utilização de meios de transporte sustentáveis pelos clientes:
- incentivar as deslocações sustentáveis e promover a utilização de meios de transporte que aumentem o exercício físico e melhorem a saúde;
- desenvolver infra-estruturas específicas no local (estacionamento seguro para bicicletas e trotinetas);
- fornecer equipamento seguro e adequado para viagens sustentáveis em cada nova loja aberta no país (estação de carregamento para veículos eléctricos, estacionamento para scooters, construção de ciclovias nas imediações, etc.).

Em 2022, a Decathlon Espanha organizou a "Better transport week", juntamente com 229 outros eventos dedicados a este tema. Para apoiar o desenvolvimento de transportes sustentáveis no país, a empresa também co-escreveu um manifesto sobre viagens activas com cerca de vinte organizações públicas e privadas (empresas, organizações de voluntariado e administrações públicas).

Para melhorar a segurança das bicicletas dos seus clientes, a Decathlon substituiu os antigos cadeados de corrente danificados por novos equipamentos, reduzindo o risco de furto de bicicletas nos parques de estacionamento junto a cada loja (aplica-se a cerca de 1 000 lugares de estacionamento em 2022).

Resultados

Desde a implementação destas medidas, o desempenho ligado ao transporte sustentável em Espanha registou um crescimento significativo:
- 19,1 % dos quilómetros percorridos por colegas de equipa são feitos graças à mobilidade ativa ou ao transporte sustentável (16,6 % em 2021),
- 420 colegas de equipa trocaram o automóvel por um modo de transporte mais sustentável entre 2021 e 2022,
- 16,3 % dos quilómetros percorridos pelos clientes são feitos graças à mobilidade ativa ou ao transporte sustentável (7,4 % em 2021).

É de salientar que as medidas adoptadas no país foram igualmente reconhecidas fora da empresa.
Este ano, a Decathlon Espanha tornou-se a primeira empresa a obter o selo de certificação Cycling Mobility Territory e ganhou, pelo terceiro ano consecutivo, o Urban Mobility Challenge 2022.  (O Desafio de Mobilidade Urbana é um concurso que reúne universidades, empresas públicas e privadas para se concentrarem no transporte sustentável durante um mês. O objetivo é percorrer o maior número possível de quilómetros em modos de transporte sustentáveis).

Para saber mais sobre o rótulo de certificação do Território de Mobilidade Ciclável: https://biketerritory.com/es/sellos

Teammates and customers' sustainable transport

Medidas aplicadas a nível internacional

Na sequência do teste realizado em Espanha, o objetivo é agora partilhar estes planos de ação com o maior número possível de países, prestando-lhes apoio no desenvolvimento das suas próprias estratégias de transporte sustentável, tendo em conta os condicionalismos e as particularidades locais.

Graças ao desenvolvimento de uma rede mundial e à partilha regular de boas práticas, alguns países já começaram a seguir o exemplo da Decathlon Espanha. É o caso de Portugal, Brasil, Chile, França, Hungria, Itália, Polónia e Tailândia. Cada um destes países nomeou um gestor de projeto de transportes sustentáveis para implementar medidas a nível local e formar colegas de equipa.

Transportes sustentáveis no Chile

A Decathlon Chile realizou um inquérito em 2022 para avaliar os hábitos de deslocação ativa e de transporte sustentável dos seus membros da equipa. Os resultados mostraram que, todos os dias, 45% dos colegas de equipa utilizam um modo de transporte sustentável e 12% dos colegas de equipa já se depararam com um problema relacionado com a segurança rodoviária durante as suas deslocações.

Com base nestes resultados, a equipa decidiu pôr em prática planos de ação para sensibilizar os colegas de equipa para a segurança rodoviária:
🖥 - foi realizada uma campanha de sensibilização sobre "sensibilização para o transporte sustentável", utilizando, por um lado, testemunhos de vítimas de acidentes rodoviários e, por outro, partilhando vídeos sobre o impacto dos modos de transporte no ambiente;
- foi organizada uma campanha de comunicação com uma exposição na parede da loja sobre a questão do desenvolvimento sustentável, a criação de conteúdos nas redes sociais sobre segurança rodoviária e a partilha de conselhos na Internet sobre como andar de bicicleta em segurança.

A Decathlon Chile organizou o "Desafio do transporte" para continuar a sensibilizar os seus colegas de equipa. Cada Decathloniano foi incumbido de seguir um percurso pré-determinado e de atualizar uma aplicação dedicada ao evento, registando os quilómetros percorridos com meios de transporte sustentáveis. 60 % dos quilómetros percorridos este ano pelos Decathlonianos para chegarem ao seu local de trabalho foram feitos graças a deslocações ativas ou a transportes sustentáveis no Chile.

Teammates and customers' sustainable transport

Organização de acções de sensibilização

Para promover uma rápida mudança de hábitos nas deslocações quotidianas, seis países (Alemanha, Brasil, Colômbia, Espanha, Filipinas e Singapura) organizaram a "Semana para um melhor transporte" de 16 a 22 de setembro de 2022. Workshops de reparação de bicicletas, testes de produtos na loja, descoberta de itinerários na cidade e conselhos foram oferecidos nestes eventos pelas equipas envolvidas no local. É de salientar que, ao longo do ano, foram também organizados 155 eventos dedicados ao transporte sustentável em oito países (Bélgica, Costa do Marfim, Croácia, França, Hungria, Filipinas, Eslovénia e Tunísia).

Vários países lançaram também, pela primeira vez, iniciativas para sensibilizar os membros das equipas para os transportes sustentáveis na Ásia em 2022:
▪️na Índia: para assinalar o dia mundial da bicicleta, as lojas ofereceram inspeções gratuitas às bicicletas, a utilização de uma plataforma para partilha de bicicletas entre colegas de equipa, bem como descontos adicionais em produtos segunda vida;
▪️ nas Filipinas: as lojas, em colaboração com ONG locais e organizações governamentais, celebraram a "Semana para um melhor transporte", organizando eventos como passeios de bicicleta com clientes e colegas de equipa, aulas gratuitas de ciclismo para crianças e inspecções gratuitas de bicicletas. passeios de bicicleta com clientes e colegas de equipa, aulas de ciclismo gratuitas para crianças e inspecções gratuitas de bicicletas.

Para saberes mais

imagen com umas colagens sobreo design dos produtos, a forma como são fabricados e a poupança dos recursos naturais

O nosso objetivo para 2026

Poupar energia, dar prioridade as energias renováveis, criar produtos que durem mais tempo, reparar mais, …

PLANO DE TRANSIÇÃO 2020-2026

PLANO DE TRANSIÇÃO 2020-2026

Os nossos desafios e compromissos para uma DECATHLON mais sustentável.