Photo de deux randonneurs sur un mont rocheux

A avaliação ambiental dos nossos produtos

A avaliação ambiental é o resultado de um processo que envolve muitas etapas: explicamos aqui as principais fases do processo.

A ideia é compreender as implicações ambientais da produção, compra e utilização de um produto ou serviço.

A avaliação ambiental tem em conta vários elementos:
- a extração de matérias-primas,
- os materiais e processos utilizados durante a produção,
- a embalagem,
- a distribuição do produto, incluindo o transporte
- a utilização do seu produto (lavar a sua camisola desportiva entre duas sessões, por exemplo, ou cada vez que recarrega a bateria da sua bicicleta eléctrica)
- o destino do seu produto quando este chega ao fim da sua vida útil.

A rotulagem ambiental é uma forma de indicar a totalidade ou parte da avaliação de um produto ou serviço (sim, até agora, parece bastante lógico).

The environmental assessment of our products

1º PASSO. O quadro científico: o que é a avaliação ambiental?

Para avaliar os seus produtos, a Decathlon utiliza uma análise do ciclo de vida, ou seja, uma avaliação de todas as etapas do ciclo de vida, desde a extração das matérias-primas que compõem o produto até ao fim da vida do produto.

A análise do ciclo de vida é um tema relativamente recente, tendo surgido na década de 1990. As metodologias e ferramentas científicas de avaliação do impacte dos produtos estão em constante evolução.

A DECATHLON tem contribuído ativamente para o desenvolvimento destas metodologias desde 2007, nomeadamente através da sua participação em grupos de trabalho franceses com a ADEME e em grupos de trabalho europeus (PEF), destinados a especificar tanto os métodos de cálculo como as bases de dados necessárias para calcular o impacto de um produto.

A análise do ciclo de vida dos produtos da Decathlon baseia-se nas recomendações do método Product Environmental Footprint, promovido pela Comissão Europeia.

The environmental assessment of our products

2º PASSO. Dados do produto: como são estimados os impactes ambientais?

Na Decathlon, as avaliações ambientais são efectuadas durante as primeiras fases de desenvolvimento de um novo produto, desde a fase de conceção. Os engenheiros modelam o ciclo de vida do produto da forma mais exacta possível, utilizando vários recursos à sua disposição: - dados específicos do produto (composição, embalagem, etc.); - dados de bases de dados ambientais, como a base de dados francesa Impacts ou a base de dados europeia EF 3.1; - cenários prováveis definidos a nível da empresa ou da categoria do produto (transporte, etc.).

Por "cenários prováveis", entendemos "o que acontece na maioria das vezes": por exemplo, a produção na Ásia, que ainda tem um elevado teor de carbono, o transporte por mar e a lavagem a 30° em vez de 60°.

The environmental assessment of our products

3º PASSO. Modelação do ciclo de vida do produto para compreender o seu impacto ambiental

Para modelar o ciclo de vida de um produto, a Decathlon segue cada etapa, desde a extração até ao fim de vida.

🧱 Extração/colheita de matérias-primas e fabrico de componentes

Nesta fase, a Decathlon calcula o impacto das matérias-primas do produto, tendo em conta os seus processos de fabrico ou extração. Além disso, o fabrico dos componentes também é incluído, tendo em conta os impactos dos processos industriais envolvidos, as taxas de resíduos associadas e as etapas de transporte entre fábricas até à fábrica do produto acabado.

Por exemplo, para o fabrico de calças, esta fase tem em conta o cultivo e a colheita do algodão, os processos industriais envolvidos na sua transformação em tecido tingido, as perdas de material e o transporte entre cada uma destas fases.

🪡 Montagem do produto final

Esta fase consiste em modelizar a montagem final do produto acabado. Para certos tipos de produtos, como o vestuário e o calçado, as perdas de produção são também tidas em conta pelo engenheiro de produto (através do aumento da massa do produto acabado) porque fazem parte do ciclo de produção e, por conseguinte, do impacto do produto. Se retomarmos o exemplo das calças, estaremos a falar de emissões ligadas à montagem final das calças, como a energia ligada às costuras ou o impacto dos retalhos de tecido.

📦 Embalamento

A embalagem primária (embalagem direta do produto que estará disponível na loja) e a embalagem secundária (embalagem utilizada para transportar e comercializar o produto, como as caixas de cartão) são tidas em conta no cálculo do impacto ambiental do produto.

🚚 Distribuição

Neste caso, a Decathlon calcula o impacto do transporte do produto desde a fábrica de montagem final até ao armazém de distribuição europeu, tendo em conta os diferentes modos de transporte (marítimo, rodoviário, aéreo).

Atualmente, o transporte entre os armazéns da Decathlon e as lojas, bem como o transporte do cliente para a loja, ainda não é tido em conta no impacto ambiental do produto. O impacto ambiental dos armazéns e lojas da Decathlon só é incluído no impacto ambiental da empresa.

💦 Uso

Esta fase consiste em considerar o impacto dos cenários mais prováveis em que o produto será utilizado pelo consumidor. No caso de um têxtil, por exemplo, avaliamos o impacto da lavagem, secagem e passagem a ferro do produto, com base nas instruções de conservação constantes da etiqueta do produto. Para um produto eletrónico, avaliamos a energia eléctrica total consumida com base na potência do produto em funcionamento e desligado.

🏭 Fim de vida

Nesta fase, a Decathlon aplica um cenário de fim de vida em função do tipo de produto e de cada material que o compõe, permitindo assim modelar as práticas de reciclagem dos diferentes sectores. Estes cenários são definidos pela Comissão Europeia no âmbito do método PEF, e têm em conta as taxas de reciclagem, incineração e deposição em aterro.

Nesta fase, a Decathlon aplica cenários de fim de vida em função do tipo de produto e de cada material que o compõe. Estes cenários são definidos pelo método científico PEF. Têm em conta vários factores, nomeadamente as taxas e os processos de reciclagem (trituração e fusão do metal, desfiamento de uma t-shirt em fibra e fiação, etc.), de incineração e de deposição em aterro.

Nota: o impacto do fim de vida de um produto pode ser negativo se parte dele puder ser reciclado, limitando assim a extração de matérias-primas virgens.

The environmental assessment of our products

Modelos estimados

Os impactos ambientais do produto são estimativas baseadas na modelação do ciclo de vida. A modelização atual ainda não tem em conta todos os dados exactos de um produto específico. Por conseguinte, podem por vezes ser ligeiramente sobrestimados ou subestimados.

The environmental assessment of our products

4º PASSO. Recolher os resultados da análise

Uma vez modelado o ciclo de vida do produto, os engenheiros da DECATHLON têm acesso a uma grande quantidade de informações sobre o impacto ambiental dos produtos.

Atualmente, as ferramentas de conceção da DECATHLON incluem :
- a pontuação PEF, que é uma pontuação do impacto ambiental global do produto, tendo em conta os 16 indicadores ambientais do método PEF (denominada "pontuação PEF");
- a pegada de carbono, correspondente a um dos 16 indicadores ambientais do método PEF, que corresponde ao impacto do produto nas alterações climáticas. É calculada através da medição de todos os gases com efeito de estufa (azoto, metano, dióxido de carbono, etc.).

The environmental assessment of our products

5º PASSO. Explorar os resultados

Estas análises do ciclo de vida permitem às empresas
- identificar as alavancas para reduzir o impacto ambiental dos produtos
- apresentar os resultados para apoiar os utilizadores
- integrar a avaliação ambiental do produto na pegada de carbono da empresa

The environmental assessment of our products

Identificar formas de reduzir o impacto ambiental dos produtos

A análise do ciclo de vida do produto permite aos engenheiros identificar os principais impactos ambientais e as fases do ciclo de vida do produto que têm maior impacto. Esta análise permite-lhes definir as áreas prioritárias de trabalho para reduzir o impacto do produto. Graças às linhas de ação de conceção ecológica, os engenheiros podem identificar as alavancas de ação que reduzirão significativamente o impacto ambiental do seu produto. A definição destas linhas de ação de conceção ecológica é o culminar de várias etapas que nos permitem identificar ações adaptadas a cada tipo de produto, mas também garantir uma redução significativa do impacto ambiental dos nossos produtos.

A Decathlon está convencida de que os consumidores também têm um papel a desempenhar no consumo diferente. É por isso que, em 2017, a Decathlon introduziu os primeiros programas voluntários de rotulagem ambiental.

A rotulagem ambiental consiste em colocar toda ou parte da avaliação ambiental de um produto à disposição dos consumidores para os ajudar a fazer escolhas de consumo menos impactantes.

Hoje, a DECATHLON escolheu apresentar este "extrato" da avaliação ambiental dos nossos produtos: a pegada de carbono, que corresponde ao impacto do produto nas alterações climáticas. É calculada através da medição de todos os gases com efeito de estufa (azoto, metano, dióxido de carbono, etc.) emitidos pelo produto em cada etapa do seu ciclo de vida. Para simplificar a leitura desta pegada, estes gases e o seu impacto são convertidos em quilogramas equivalentes. É por isso que falamos de Kg CO2e, o pequeno "e" depois de CO2 significa "equivalente".

Integrar a avaliação ambiental do produto na pegada de carbono da empresa

O cálculo da trajetória carbónica da empresa passa pelo cálculo do impacto dos produtos (matérias-primas, produção, utilização e fim de vida), do seu transporte e dos impactos associados aos locais explorados pela Decathlon (lojas, armazéns, gabinetes de produção e locais das marcas).

O princípio das emissões evitadas: o que é?

O princípio das emissões evitadas: o que é?

Compensação, estratégia baixo teor de carbono... ou emissões evitadas. Princípios que se estão a generalizar, mas que nem sempre são fáceis de compreender...

Fotografia de uma engenheira a trabalhar num produto com a abordagem ecodesign

Reduzir o impacto ambiental dos nosso produtos através do design

Além de apresentarmos produtos desportivos eficazes, as nossas equipas de conceção comprometem-se a desenvolvê-los no âmbito de uma abordagem mais respeitadora do ambiente. Para este fim, recorremos ao ecodesign.

Quando os dados servem os desafios do desenvolvimento sustentável

Quando os dados servem os desafios do desenvolvimento sustentável

Um assunto de geek, os dados? tudo depende de quem os utiliza, e como…

Natureza

Os nossos desafios

Biodiversidade, clima, poluição plástica nos oceanos: 3 desafios em que a Decathlon é particularmente ativa. Porquê estes? Como?