Imagem: cartaz publicitário de 1980.
Do slogan ao pequeno ecrã, um olhar sobre os anos de publicidade da DECATHLON!
Temos uma ideia. Agora temos de encontrar o nome da nossa marca. O bando dos 7 começa a pensar, e não lhes faltam ideias: Pentatlo, Triatlo, Decatlo, Maratona, Sportland, Supermercado, etc. Não há dúvida, será DECATHLON! Simplesmente porque o decatlo reúne os 10 desportos que eles querem apresentar nas suas lojas.
Hoje, a DECATHLON ainda se chama DECATHLON, mas reúne muito mais do que 10 desportos sob o mesmo teto
Em 1980, a agência RSCG, chefiada por Jacques Séguéla, tomou a seu cargo as comunicações da DECATHLON. Oferece um slogan por mês, de acordo com a estação do ano: sempre a pedalar, em Março;sempre a caminhar, em Abril; sempre no ténis, em Maio, etc.
E o slogan de Setembro “Sempre em Forma!” ("A fond la forme!") Benoît Poizat, o responsável de comunicações da DECATHLON, gosta tanto dele que decide utilizá-lo em todo o lado. Ainda hoje, todos o adoram, por isso o slogan continua vivo!
Um slogan E um jingle também: Intemporal, o nosso famoso jingle “TULULUTUTU TULULUTUTU” , é usado no final de todos os nossos spots televisivos e radiofónicos desde 1982. Cabe-te a ti tocar e adivinhar as notas que o compõem!
1985 : o nosso primeiro anúncio de TV.
Cenário: no coração da selva, um ciclista aventureiro desafia o Tarzan numa corrida frenética. Muito humor e um tom peculiar introduzido em todos os nossos anúncios publicitários.
Em imagens: (Re)ver o primeiro anúncio da DECATHLON.
Uma nova assinatura e um novo logotipo para os produtos DECATHLON. A identidade da nossa marca evolui!
Agora cada produto terá um primeiro e último nome, apresentado como uma co-assinatura. Vamos falar-te mais sobre isso.
Exemplo de um sapato com assinatura.
O apelido é sempre DECATHLON,a nossa marca de confiança. Com ele, estamos empenhados em conceber produtos::
#DESPORTIVO para desportistas
#RESPONSÁVEL quanto ao seu impacto ambiental
#AMIGO com os nossos utilizadores
#ESSENCIAL com o melhor valor/preço
Exemplo de uma raquete com assinatura.
O nome simboliza a paixão pelo desporto partilhada entre os nossos utilizadores e os nossos designers.
Para uma maior união, uma única tipografia para todos os nomes das nossas marcas de desporto!
2020: a máscara DECATHLON estará brevemente nas lojas. É o primeiro produto com assinatura com a nova identidade.
Bónus: com ecodesign e fabricado a partir do excesso de tecido utilizado para a fabricação de calções de ciclismos e calções de praia DECATHLON.
A nova identidade DECATHLON é o resultado de um trabalho de equipa. Foi imaginada, testada e validada por 95 designers, 220 DECATHLONIANOS, 48 clientes e 4 000 desportistas, em França e em todo o mundo. No total, foram organizados 6 workshops, 6 mesas-redondas e 5 inquéritos online.Sim, isto tudo!