COMUNICAÇÕES: A DECATHLON FAZ AS SUAS COMUNICAÇÕES!

Comunicações:
a decathlon faz as suas comunicações!

Imagem: cartaz publicitário de 1980.

Do slogan ao pequeno ecrã, um olhar sobre os anos de publicidade da DECATHLON!

publicidade decathlon publicidade anúncio TV

Porque nos chamamos decathlon?

Temos uma ideia. Agora temos de encontrar o nome da nossa marca. O bando dos 7 começa a pensar, e não lhes faltam ideias: Pentatlo, Triatlo, Decatlo, Maratona, Sportland, Supermercado, etc. Não há dúvida, será DECATHLON! Simplesmente porque o decatlo reúne os 10 desportos que eles querem apresentar nas suas lojas. 

Hoje, a DECATHLON ainda se chama DECATHLON, mas reúne muito mais do que 10 desportos sob o mesmo teto

antigo anúncio da decathlon sempre em forma

" Sempre em forma"! : a história por detrás do nosso slogan

Em 1980, a agência RSCG, chefiada por Jacques Séguéla, tomou a seu cargo as comunicações da DECATHLON. Oferece um slogan por mês, de acordo com a estação do ano: sempre a pedalar, em Março;sempre a caminhar, em Abril; sempre no ténis, em Maio, etc.

E o slogan de Setembro “Sempre em Forma!” ("A fond la forme!") Benoît Poizat, o responsável de comunicações da DECATHLON, gosta tanto dele que decide utilizá-lo em todo o lado. Ainda hoje, todos o adoram, por isso o slogan continua vivo!

Um slogan E um jingle também: Intemporal, o nosso famoso jingle “TULULUTUTU TULULUTUTU, é usado no final de todos os nossos spots televisivos e radiofónicos desde 1982. Cabe-te a ti tocar e adivinhar as notas que o compõem!

A decathlon no pequeno ecrã

1985 : o nosso primeiro anúncio de TV.
Cenário: no coração da selva, um ciclista aventureiro desafia o Tarzan numa corrida frenética. Muito humor e um tom peculiar introduzido em todos os nossos anúncios publicitários.

Em imagens: (Re)ver o primeiro anúncio da DECATHLON.

A evolução da identidade da nossa marca

  • logotipo decathlon 1976
  • logotipo decathlon 1980
  • logotipo decathlon 1990
  • logotipo decathlon 2010
logotipo decathlon 2020 novo

Uma nova assinatura e um novo logotipo para os produtos DECATHLON. A identidade da nossa marca evolui!
Agora cada produto terá um primeiro e último nome, apresentado como uma co-assinatura. Vamos falar-te mais sobre isso.

  • assinatura decathlon

    Exemplo de um sapato com assinatura.

    O apelido é sempre DECATHLON,a nossa marca de confiança. Com ele, estamos empenhados em conceber produtos::
    #DESPORTIVO para desportistas
    #RESPONSÁVEL quanto ao seu impacto ambiental
    #AMIGO com os nossos utilizadores
    #ESSENCIAL com o melhor valor/preço

  • assinatura decathlon

    Exemplo de uma raquete com assinatura.

    O nome simboliza a paixão pelo desporto partilhada entre os nossos utilizadores e os nossos designers.

    Para uma maior união, uma única tipografia para todos os nomes das nossas marcas de desporto!

  • máscara covid decathlon

    2020: a máscara DECATHLON estará brevemente nas lojas. É o primeiro produto com assinatura com a nova identidade.

    Bónus: com ecodesign e fabricado a partir do excesso de tecido utilizado para a fabricação de calções de ciclismos e calções de praia DECATHLON.

identidade decathlon

Sabias que?

A nova identidade DECATHLON é o resultado de um trabalho de equipa. Foi imaginada, testada e validada por 95 designers, 220 DECATHLONIANOS, 48 clientes e 4 000 desportistas, em França e em todo o mundo. No total, foram organizados 6 workshops, 6 mesas-redondas e 5 inquéritos online.Sim, isto tudo!

Queres saber o resto da história?

OS FUNDADORES DA DECATHLON: O BANDO DOS 7

OS FUNDADORES DA DECATHLON: O BANDO DOS 7

Quem são os fundadores da DECATHLON? Como começou a DECATHLON?