Pessoas a caminhar na montanha

A Mobilidade na Decathlon

Na  Decathlon trabalhamos diariamente para promover a nossa atividade de forma sustentável e promover uma cultura de mobilidade ativa nas nossas equipas e na sociedade.

Andar de bicicleta na cidade

A mobilidade das nossas equipas

Como exemplo é a dinamização local da escrita dos planos de ecomobilidade, apostando numa circulação que favoreça a atividade física e seja respeitosa para com o meio ambiente, promovendo assim estilos de vida mais saudáveis.

Os planos incluem medidas de incentivo para as deslocações de bicicleta ou de outros modos ativos de transporte para viagens curtas para as nossas lojas e armazém, sem esquecer os transportes públicos e o uso mais racional dos veículos.

Postos de carregamento elétrico nas lojas Decathlon

A mobilidade dos nossos clientes

Também está em curso a instalação de postos de carregamento para veículos elétricos e parques de estacionamento para bicicletas.

Desta forma aumentamos a acessibilidade às nossas lojas, tanto para colaboradores, como também para clientes. Promovemos, desta forma, viagens mais sustentáveis através da utilização de meios de transporte mais amigos do ambiente e que também contribuem para o aumento da atividade física e saúde.

A reparação na Mobilidade

Paralelamente, são disponibilizados conteúdos e ferramentas para prolongar o uso de bicicletas e produtos de mobilidade, reparando e dando uma segunda vida aos materiais necessários para te deslocares de forma sustentável.

Colaborador a efetuar uma reparação numa roda

Postos de carregamento de veículos elétricos

Neste momento existem postos de carregamento, em 6 das nossas lojas distribuídos da seguinte forma :
- Amadora , com 9 lugares;
- Braga,  com 9 lugares;
- Leiria, com 3 lugares;
- Maia, com 9 lugares;
- Matosinhos, com 9 lugares;
- Portimão, com 2 lugares;

Em 2023, está previsto adicionarmos postos em mais 7 lojas.

Mas como funcionam esses postos de carregamento?

Podes aceder a estes postos de carregamento com cartão CEME, os postos são ligados a rede Mobi.E, como acontece em outros postos públicos. Os postos foram colocados nas nossas através da nossa parceria com a PowerDot.

Os postos disponibilizam carregamento semi-rápido, rápido ou ultra-rápido, divididos desta forma:
- Amadora: 211 kW (200 kW para equipamento DC + 11 kW para equipamento AC)  -  Carregamento ultra-rápido DC + carregamento semi-rápido AC;
- Matosinhos: 211 kW (200 kW para equipamento DC + 11 kW para equipamento AC)  -  Carregamento ultra-rápido DC + carregamento semi-rápido AC;
- Braga: 261 kW (250 kW para equipamento DC + 11 kW para equipamento AC)  -  Carregamento ultra-rápido DC + carregamento semi-rápido AC;
- Maia: 261 kW (250 kW para equipamento DC + 11 kW para equipamento AC) - Carregamento ultra-rápido DC + carregamento semi-rápido AC;
- Leiria: 50 kW - Carregamento rápido;

Quais são os tempos de carregamento?

Varia sempre muito de veículo para veículo mas podemos considerar os seguintes tempos (sempre de 0 a 80%):
- Ultra-rápido: 15-30 min
- Rápido: 1h-2h
- Semi-rápido: 2-8h (se for híbrido este tempo pode diminuir para 30min-1h)

Mas não acaba aqui, continuamos diariamente à procura de novas soluções para promovermos e desenvolvermos a ecomobilidade, não só internamente mas com os parceiros que connosco trabalham. 

Sabe mais sobre o nosso papel sob o Planeta

mergulhador no mar com tubarões

O nosso compromisso de limitar a poluição plástica nos oceanos

Com os plásticos de utilização única que representam 60% da poluição marinha, a Decathlon está empenhada em atingir zero plásticos de utilização única até 2026.

Cavalo marinho com poluição do oc

A poluição plástica nos oceanos

De acordo com um estudo do Fórum Económico Mundial, estima-se que até 2050 haverá mais plástico nos oceanos do que peixes. Pois é.

ilustração sobre um desenvolvimento sustentável

O que é um produto duradouro?

Spoiler: se o teu dedo grande fura a ponta da meia, se o teu pneu fura ao fim de poucos quilómetros, estes não são produtos duradouros.