Maquetes e protótipos
O conceito do produto toma forma!
O conceito do produto parece viável. Tornamo-lo possível através da produção do protótipo. Não é uma versão final do produto, mas dá vida a um esboço, permitindo-nos aprovar certas características: formas, cores, componentes, utilizá-lo em atividade, etc...
Em primeiro lugar, fazemos um primeiro protótipo, chamado "mock-up”, muitas vezes com materiais de sucata. Serve para ilustrar o conceito do produto.
Depois, criamos em média dezenas de outros, para refinar e aprovar a função de cada produto, qualquer que seja a sua natureza: têxteis, calçado, equipamento, acessórios, etc. Falamos de protótipos de design. Se tudo correr bem, prosseguimos o desenvolvimento do produto.Se não funcionar, pensamos noutras opções.
Quando fazemos protótipos, pensamos também em termos da produção em massa dos produtos. Os nossos técnicos de protótipo certificam-se de que as operações manuais ou de máquina são facilmente duplicáveis nas fábricas dos nossos subcontratados. O objetivo é também otimizar os métodos de montagem, reduzir os custos, e garantir a segurança e qualidade dos produtos.
Fazemos frequentemente os nossos protótipos internamente nos nossos ateliers de protótipos. Isto poupa muito tempo, porque reduzimos, em particular, as viagens de regresso ao fornecedor. E para finalizar o produto, temos alguns protótipos feitos. São produzidos na fábrica, em condições reais de fabrico, nas máquinas utilizadas para a produção em massa.São ainda utilizados para outros testes e para antecipar possíveis problemas durante a produção, etc...