DISTRIBUIÇÃO: OS NOSSOS COMPROMISSOS EM TODO O MUNDO

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Transportar os nossos produtos do seu local de fabrico para a sua casa, fornecer energia às nossas lojas ou armazéns: todas as nossas atividades têm um impacto no ambiente. Para o reduzir, optámos por desenvolver a utilização de energias renováveis e tomar medidas a nível do transporte.

PRIORIDADE ÀS ENERGIAS RENOVÁVEIS

Foi necessário fazer uma transição para as energias renováveis, para reduzir o impacto ambiental dos nossos edifícios.Em Setembro de 2018, aderimos subsequentemente à iniciativa mundial RE100. Comprometemo-nos a fornecer 100% da nossa eletricidade a partir de energias renováveis até 2026. Uma medida que se aplicará a todos os nossos locais comerciais e logísticos em todo o mundo.

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DE ONDE VEM ESTA ENERGIA?

A ideia é produzir energia alimentada por painéis solares nas nossas instalações, sempre que possível, ou comprar energia renovável através de acordos de compra com certificados de origem.
Atualmente, 35 responsáveis pela energia distribuídos em diferentes países estão mobilizados para alcançar este objetivo..

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OS NOSSOS COMPROMISSOS E MEDIDAS EM MATÉRIA DE TRANSPORTE

No ciclo de vida de um produto, o transporte não é a fase mais poluente.Optamos subsequentemente por concentrar os nossos esforços, como prioridade, na conceção e fabrico do nosso produto para reduzir a nossa pegada de carbono.

Isto não nos impediu de tomar medidas  relacionadas com a parte do transporte.

As nossas equipas estão atualmente a analisar o nosso impacto ambiental sobre este tema. Até agora não tínhamos quaisquer dados formais, pelo que é um enorme processo que está em andamento. Todos os modos de transporte rodoviário, ferroviário, marítimo e aéreo são examinados em pormenor. O objetivo deste projeto é realizar uma avaliação mundial, permitindo-nos identificar com precisão as áreas a melhorar e estabelecer objetivos para os próximos anos.

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TRANSPORTE AÉREO

A nossa meta é que o modo de transporte aéreo represente menos de 1% do transporte dos nossos produtos até 2026. Um objetivo ambicioso, mas exequível, dados os números dos últimos anos. E a nossa motivação!

Antes de 2018, recorríamos ao transporte aéreo até 6%. Atualmente, a sua quota é de apenas 4%. Para continuar a fazer progressos nesta direção, é preciso compreender porque é que ainda utilizamos o transporte aéreo em determinadas circunstâncias. E especialmente como e por que vamos substituí-lo.

Sabemos que o transporte aéreo tem uma pegada de carbono muito elevada.Mas não é apenas uma falha. Há também muitos impactos negativos na logística.Para os evidenciar e envolver as nossas equipas, implementámos uma monitorização semanal. O nosso objetivo é sensibilizar os nossos colaboradores para a necessidade, a todo o momento, de fazer dos outros modos de transporte a sua primeira escolha.

Até à data, já identificámos três consequências negativas do transporte aéreo:o custo, o manuseamento e o stock.
- O custo: O transporte aéreo tem um impacto negativo na nossa produtividade porque a receção de stock no armazém requer um colaborador a mais do que é habitual.
- Manuseamento: O transporte aéreo envolve a descarga de uma quantidade considerável de stock e dezenas de paletes, ocupando muito espaço, e que nem sempre são processados rapidamente. Como resultado, isto aumenta o percurso do operador do armazém, fazendo-o perder tempo.
- Stock: as paletes, não imediatamente recolhidas, ocupam espaço em detrimento de outros produtos.A sua presença aumenta, portanto, desnecessariamente os níveis de stock.

Quais são então as alternativas?
Transferência de fluxos aéreos para fluxos ferroviários. Uma opção já possibilitada com linhas ferroviárias que ligam França à Alemanha, Rússia e China, por exemplo.

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TRANSPORTE RODOVIÁRIO

Mesmo que estejamos apenas no início de um vasto projeto em curso, já tomámos medidas iniciais para reduzir a nossa pegada de carbono na parte rodoviária.
Incluímos a valorização do carbono em euros nas nossas negociações para o transporte entre os nossos diferentes armazéns e lojas. A ideia é persuadir as nossas equipas a utilizar “quilómetros limpos”. Significa utilizar primeiro gás natural, óleo vegetal e eletricidade (para grandes conurbações) em vez de gasóleo.

Já notámos uma melhoria no transporte rodoviário entre os nossos Centros Regionais de Abastecimento e os nossos Centros Continentais de Abastecimento.No início de 2020, , 25% dos nossos quilómetros eram “mais sustentáveis” graças às nossas negociações. Do lado da trajetória, pretendemos atingir 35% de "quilómetros limpos" em 2021, 50% em 2022 e 75% em 2023.
Por último, estamos a trabalhar na tradução dos nossos indicadores de transporte em impacto de C02, para uma maior transparência e torná-los mais concretos.

Acreditamos no princípio da subsidiariedade porque cada região tem os seus próprios desafios e questões específicas. Isto significa que as decisões devem ser tomadas o mais próximo possível dos locais onde têm impacto. Estamos mais envolvidos na nossa tomada de decisões, e isso torna as nossas medidas relevantes para as necessidades de todos. Como resultado, cada país decide sobre as medidas que quer conduzir localmente.

QUERES SABER MAIS SOBRE O QUE ESTAMOS A FAZER?

Queremos que compreendas a nossa forma de operar, mas não é fácil tentar obter o equilíbrio certo entre manter as explicações simples e querer explicar tudo em pormenor.Se quiser saber mais, estás à vontade para dares uma vista de olhos ao nosso Relatório Não-Financeiro. É um inventário, publicado todos os anos, de todas as iniciativas que conduzem a um progresso sustentável. 

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OS NOSSOS OUTROS COMPROMISSOS