FORMALIDADES TÉCNICAS E PROTÓTIPOS INDUSTRIAIS

Depois da conceção

FORMALIDADES TÉCNICAS E PROTÓTIPOS INDUSTRIAIS

As escolhas técnicas, sensoriais e estéticas foram aprovadas! O produto é funcional e possui os materiais certos, as cores certas, o design gráfico certo, etc. As nossas equipas tomaram decisões sobre o preço e o local de fabrico.

Passo seguinte: formalizar o pedido. E entregar ao fornecedor um dossiê técnico para iniciar a prototipagem industrial.

O DOSSIÊ TÉCNICO

Exige verdadeiro trabalho de equipa!

Cada elemento da equipa participa na elaboração do dossiê técnico. Alguns exemplos:

→ O engenheiro de produto preenche a lista de componentes do futuro produto. Na gíria, esta lista é designada por BOM: Bill of Materials. Enviando esta lista para as equipas DECATHLON em diferentes países, podemos obter informações detalhadas sobre o preço, os prazos de fabrico, etc...

→ O engenheiro de acondicionamento cria a embalagem e fornece todos os dados técnicos para a sua produção em massa. É útil saber: o protótipo industrial inclui o produto e a respetiva embalagem. É mais prático para se poder prever os custos de fabrico e poupa tempo.

→ O responsável pelo vestuário formaliza o corte padrão quando se trata de um produto de vestuário. Cria as instruções de montagem, incluindo as regras de conceção que devem ser cumpridas. Trata-se de um trabalho colaborativo com os engenheiros de métodos e o fabricante do protótipo.

→ O engenheiro de conceção mecânica elabora os esquemas 3D do molde necessários para fazer o protótipo. Fornece especificações técnicas detalhadas para o fabrico do molde.

→ O designer especifica as suas intenções estéticas, por outras palavras, o visual que pretende para o produto. As melhores intenções estéticas são selecionadas com os outros elementos da equipa. Em seguida, preparam um dossiê técnico que inclui, entre outros, as dimensões e as cores, em colaboração com o engenheiro de produto.

Quando correspondem às especificações aprovadas, os elementos são enviados ao fornecedor.
E depois esperamos pacientemente até à chegada do protótipo industrial!

FORMALIDADES TÉCNICAS E PROTÓTIPOS INDUSTRIAIS

SABIAS QUE...?

Está fora de questão remendar à pressa a conceção de um produto! Se todos os passos não forem aprovados atempadamente, o produto é adiado para a temporada seguinte.

Passo seguinte