O aprovisionamento de algodão na DECATHLON

A DECATHLON concebe e fabrica os seus produtos desde 1986.
Tendo em conta que o algodão é utilizado numa grande variedade de produtos, é nossa responsabilidade considerar criteriosamente a sua origem e o seu impacto e também explicar-te!

O aprovisionamento de algodão na DECATHLON

O NOSSO COMPROMISSO RELATIVO À AQUISIÇÃO DE ALGODÃO DE ORIGENS MAIS SUSTENTÁVEIS

Embora seja um material natural, o cultivo de algodão tem um impacto ambiental e social.
Estes impactos estão sobretudo ligados às enormes quantidades de água necessárias para o seu cultivo. Estão também associados ao uso de pesticidas que afetam a biodiversidade, contaminam os solos e afetam as pessoas que o cultivam e colhem.

Para contribuir para a redução destes impactos, estamos empenhados em obter o nosso aprovisionamento através de três fontes mais sustentáveis: algodão de produção biológica, algodão BCI (Better Cotton Initiative) e algodão reciclado. O algodão de origem sustentável representa atualmente 95% do algodão utilizado na DECATHLON.

ALGODÃO BCI
(BETTER COTTON INITIATIVE)

Começámos a apoiar a Better Cotton Initiative em 2012. As recomendações fornecidas por esta organização permitem-nos hoje abastecermo-nos de algodão com menos impacto ambiental e cuja produção integra uma vasta panóplia de medidas sociais. Clica aqui para saber mais sobre a BCI.

A iniciativa BCI é por vezes controversa, pois permite a utilização de produtos químicos na produção de algodão. No entanto, permite-nos avançar para o nosso objetivo: 100% de algodão proveniente de fontes mais sustentáveis.

Na DECATHLON, o algodão BCI representa 82% do algodão utilizado nos nossos produtos.

O aprovisionamento de algodão na DECATHLON

ALGODÃO DE PRODUÇÃO BIOLÓGICA

A agricultura biológica consiste em não utilizar fertilizantes químicos no cultivo. Preserva a biodiversidade, a fertilidade dos solos e reduz o risco de contaminação dos lençóis freáticos. Por fim, garante que os trabalhadores não contactam com pesticidas que são prejudiciais à saúde.

O algodão de produção biológica representa atualmente 11% do algodão utilizado pela DECATHLON.

ALGODÃO RECICLADO

É possível criar novas fibras de algodão recuperando roupas em fim de vida ou restos de produção de tecidos. Trata-se de algodão reciclado. Porém, para salvaguardar a sua durabilidade, estas fibras recicladas são sempre misturadas com algodão virgem, ou seja, algodão novo. Ainda assim, este método reduz significativamente o impacto associado ao cultivo de algodão convencional pois o impacto já ocorreu.

O algodão reciclado representa atualmente 2% do total de algodão utilizado pela DECATHLON nos seus produtos.

O aprovisionamento de algodão na DECATHLON

IR MAIS LONGE

Estamos plenamente conscientes de que as nossas ações têm um impacto nos locais de prática dos desportistas. Desempenhamos um papel ativo no desporto. Por isso, temos o dever de implementar soluções sustentáveis para continuar a propor produtos técnicos que sejam mais amigos do ambiente. Hoje, o algodão reciclado e de produção biológica integram as nossas iniciativas de conceção ecológica.