As nossas iniciativas e os nossos critérios de conceção ecológica

Como concebemos ecologicamente? A partir de quando um produto é considerado de conceção ecológica?
Descobre as nossas várias iniciativas de conceção ecológica.

As nossas iniciativas de conceção ecológica

Poliéster reciclado: 
o tecido numa garrafa

Ao reciclarmos garrafas de plástico ou tecidos para produzir o nosso poliéster, reduzimos a utilização dos recursos que provêm de combustíveis fósseis preservando as qualidades de utilização do material para a tua prática.

Na DECATHLON, reivindicamos que um produto foi concebido ecologicamente quando mais de 70% do seu peso é composto por poliéster reciclado.

As nossas iniciativas de conceção ecológica

Como funciona?

As garrafas de plástico são lavadas e cortadas em lascas. Estas lascas são depois despejadas e derretidas transformando-se numa espécie de pasta. A pasta é transformada num filamento graças a um parafuso de extrusão.
O filamento é enrolado em volta de uma bobina: está assim criado o fio de poliéster reciclado!

As nossas iniciativas de conceção ecológica

Dope Dyed:
a tinta sem manchas

Para tingir um tecido de forma convencional é necessário imergi-lo em grandes quantidades de água. Para evitar esta utilização abundante de água, usamos a técnica do dope dye integrando diretamente os pigmentos de cor desde o fabrico do fio.

Na DECATHLON, reivindicamos que um produto foi concebido ecologicamente quando mais de 50% do seu peso é composto por tecido tingido graças à técnica Dope Dyed.

Como funciona?

Para criar o fio necessário para a confeção de tecido, colocamos o poliéster em forma de pasta num tubo. Um parafuso sem-fim (chamado parafuso de extrusão), dotado de uma extremidade com orifício muito estreito, empurra o material para sair do tubo num filamento fino. Inserimos os pigmentos de cor em forma de pó ao mesmo tempo que a pasta de poliéster. Quando o fio sai, sai colorido e pronto a usar para conceber os nossos produtos.

BITON:
O TECIDO INTELIGENTE

O tingimento de tecido requer a utilização de grandes quantidades de água e descarta águas residuais resultantes dos banhos de tinta. Para reduzir o impacto da utilização da água e a descarga de águas residuais, utilizamos apenas um fio tingido em cada dois, reduzindo assim o nosso consumo e impacto na água.

Na DECATHLON, reivindicamos que um produto foi concebido ecologicamente quando mais de 50% do seu peso é composto por tecido em biton.

As nossas iniciativas de conceção ecológica

Como funciona?

Num tecido biton, um em cada dois fios é tingido sendo os fios tingidos entrançados na horizontal e os fios não tingidos entrançados na vertical. Graças a este processo, obtemos um tecido de cor mesclada muito moderno que reduz o impacto ambiental.
Além disso, os fios são tingidos através de um processo também ele menos impactante (tingimento através do dope dyed).

As nossas iniciativas de conceção ecológica

ALGODÃO reciclado:
do velho se faz o novo

A produção de algodão é um processo que implica dois principais impactos. Primeiro: a utilização de grandes quantidades de água para o seu cultivo. Segundo: para o proteger de insetos prejudiciais, são utilizados pesticidas que são nefastos para os humanos e a biodiversidade.
Ao reciclar algodão, evitamos ter de produzir algodão virgem reduzindo assim o impacto ambiental causado pelo fabrico do tecido.

Na DECATHLON, reivindicamos que um produto foi concebido ecologicamente quando mais de 28% do seu tecido principal é composto por algodão reciclado.

Como funciona?

Para reciclar algodão, recuperamos roupa ou tecidos 100% de algodão. Extraímos depois as fibras para criar um fio novo.
Durante a extração, as fibras recicladas são cortadas, o que as enfraquece. É por isso necessário misturá-las com fibras de algodão virgem para garantir que são suficientemente resistentes.

Algodão de produção biológica:
macio e limpo

Para proteger o algodão de insetos prejudiciais, os produtores recorrem muitas vezes a pesticidas. Estes pesticidas são perigosos para a saúde, poluem os solos e têm um impacto na biodiversidade. A produção biológica de algodão permite cultivar algodão sem produtos químicos de forma mais respeitadora do ambiente.

Na DECATHLON, reivindicamos que um produto foi concebido ecologicamente quando mais de 90% do seu tecido principal é composto por algodão proveniente de agricultura biológica.

As nossas iniciativas de conceção ecológica

Como funciona?

As sementes usadas na agricultura biológica não contêm OMG (organismos geneticamente modificados). Além disso, para evitar a utilização de pesticidas durante o cultivo, os produtores usam fertilizantes naturais nas terras e métodos de controlo natural de pragas para afastar insetos prejudiciais, o que permite compensar a ausência de produtos químicos.

As nossas iniciativas de conceção ecológica

Plástico reciclado
O círculo completa-se

O material plástico é fabricado a partir de recursos petroquímicos. Para reduzir a utilização destes recursos, sempre que possível, usamos plástico reciclado.

Na DECATHLON, reivindicamos que um produto foi concebido ecologicamente quando mais de 40% do seu peso é composto por plástico reciclado.

Como funciona?

Quando a sua primeira vida termina, é possível reciclar alguns objetos de plástico. Os objetos são cortados em pequenos pedaços do tipo lascas e, depois, são derretidos. Depois de derretido, o plástico forma uma pasta que se pode injetar num molde com a forma pretendida para lhe dar depois uma segunda vida!

As nossas iniciativas de conceção ecológica

IR MAIS LONGE

Atualmente, estão disponíveis nas nossas lojas e no nosso website mais de 500 produtos desenvolvidos no âmbito de uma iniciativa de conceção ecológica.

Conhecendo os desafios das alterações climáticas e do esgotamento de recursos, as equipas da DECATHLON têm por objetivo que 100% dos produtos sejam desenvolvidos com uma abordagem de conceção ecológica até 2026.

AS NOSSAS OUTRAS INICIATIVAS