Os critérios da nossa abordagem de conceção ecológica

Como se faz a conceção ecológica? Porquê? Quais são os processos a utilizar?

Poliéster reciclado, produzido através de garrafas recicladas e tecido.

Poliéster reciclado: 
o tecido numa garrafa

Como funciona?
As garrafas de plástico são limpas e trituradas em lascas. Estas lascas são então vertidas e aquecidas, transformando-se numa espécie de pasta. A pasta é transformada em filamentos através de um parafuso de extrusão.
Este filamento é enrolado numa bobina: o fio de poliéster reciclado está criado!

Por que essa escolha?
A utilização desses filamentos de poliéster reciclado permite-nos reduzir em pelo menos 17% as emissões de CO2 relacionadas à produção do fio, em comparação com a utilização de poliéster virgem.

Produção de algodão reciclado.

Algodão reciclado:
do velho se faz o novo

Como funciona?
Reciclamos o algodão dos nossos resíduos de produção para reduzir os nossos resíduos e o uso de algodão virgem. Extraímos as fibras para formar um novo fio.
A percentagem de algodão reciclado num produto não pode ser superior a 40%, pois as fibras recicladas são muito curtas e precisam de ser combinadas com fibras novas.

Porquê esta escolha?
A utilização destas fibras de algodão reciclado permite-nos reduzir em pelo menos 14% as emissões de CO2 relacionadas com a produção do fio, em comparação com a utilização de algodão virgem.

Greige:
sem tingimento, menor impacto

Como funciona?
O termo «greige» refere-se a um tecido que não foi tingido nem tratado após a tecelagem. É uma combinação de «cinza» e «bege», refletindo a cor neutra e não tratada do tecido.

Porquê esta escolha?
Devido à ausência de tratamentos ou tingimentos adicionais, os tecidos têm um impacto ambiental reduzido.
Isto permite-nos reduzir em pelo menos 53% as emissões de CO2 relacionadas com a produção de têxteis não tingidos, em comparação com o tingimento convencional.

Processo dope dye.

Dope dyed:
a tinta sem manchas

Como funciona?
Para criar o fio necessário para a confeção de têxteis, coloca-se poliéster em forma de pasta numa espécie de tubo. Dotada de um orifício muito fino na sua extremidade, uma rosca sem fim (chamada rosca de extrusão) empurra o material para fora deste tubo, formando um filamento fino.

Ao mesmo tempo que a pasta de poliéster, são inseridos pigmentos coloridos em forma de pó. Assim, quando o fio sai, ele está colorido e pronto para ser usado na confecção dos seus produtos.

Por que trabalhar com a tintura?
O uso desse processo de tintura na massa nos permite reduzir em pelo menos 17% as emissões de CO2 relacionadas à produção de tecidos tingidos em comparação com a tintura convencional.

O metal reciclado

Como funciona?
Da extração de minerais à transformação em produtos acabados, a produção industrial de metais é altamente poluente. Para reduzir o nosso impacto ambiental, concebemos produtos a partir de metal reciclado.
Esta abordagem reduz a necessidade de extrair novas matérias-primas, consome menos 40% a 95% de energia e diminui o impacto de CO2 em pelo menos 10% em comparação com os metais virgens.
O metal reciclado provém da reciclagem de resíduos metálicos. Após um processo de triagem, limpeza e trituração, esses resíduos são refundidos e refinados para obter um material de qualidade comparável à do metal virgem.

A poliamida reciclada

Como funciona?
A poliamida, também conhecida como nylon, é utilizada nos nossos têxteis pela sua flexibilidade e leveza, proporcionando um conforto ideal durante atividades intensas graças às suas excelentes propriedades de evacuação da humidade e secagem rápida.

Porquê esta escolha?
Utilizar poliamida reciclada em vez de poliamida convencional permite reduzir em pelo menos 38% as emissões de CO2 relacionadas com o material.

Algodão de produção biológica.

O algodão proveniente da agricultura biológica

Como funciona?
Na agricultura biológica, as sementes utilizadas são sementes não OGM (organismos geneticamente modificados). Além disso, e para evitar o uso de pesticidas durante o crescimento, o agricultor adiciona à sua exploração vegetais e produtos naturais que repelem insetos nocivos, compensando assim a ausência de produtos químicos.

Porquê esta escolha?
A utilização destas fibras de algodão provenientes da agricultura biológica permite-nos reduzir em pelo menos 23% as emissões de CO2 relacionadas com a produção do fio, em comparação com a utilização de algodão convencional.

Tingimento a seco:
o tingimento sem água

Como funciona?
O processo “Dry Dyed” é um método de tingimento a seco. Envolve a utilização de CO2, levado a uma pressão e temperatura específicas, para conferir ao gás propriedades de tingimento de tecidos, sem recorrer à água.

Porquê esta escolha?
A utilização deste processo de tingimento permite reduzir em pelo menos 39% as emissões de CO2 relacionadas com a produção do têxtil tingido, em comparação com um tingimento convencional.

Plástico reciclado.

Plástico reciclado:
o ciclo está completo

Comment ça marche ?
Nous collectons les plastiques issus des déchets de production et des matériaux en fin de vie pour les recycler. Cela consiste à les déchiqueter en petits morceaux et à les faire fondre pour obtenir une pâte. Une fois sous forme de pâte, il est possible de l'injecter dans un moule de la forme souhaitée.

Fibras artificiais:
um fio fabricado a partir de pasta de madeira

Como funciona?
As fibras artificiais são produzidas a partir de pasta de madeira (principalmente eucalipto, mas também carvalho ou bétula).

Porquê esta escolha?
Ao usar fibras artificiais, podemos reduzir as emissões de CO2 relacionadas à produção do fio em pelo menos 6% em comparação com o uso de algodão convencional.

As nossas outras iniciativas

Os nossos compromissos para enfrentar as alterações climáticas

Estamos a ter em conta a realidade das alterações climáticas. Trabalhamos todos os dias para reduzir o nosso impacto no ambiente em todas as atividades das nossas empresas. Convidamos-te, nesta página, a compreender o desafio que as alterações climáticas representam, e porque é que estamos a tomar medidas para as limitar.

DISTRIBUIÇÃO: OS NOSSOS COMPROMISSOS EM TODO O MUNDO

A DECATHLON está empenhada em reduzir o seu impacto ambiental à escala mundial. Para lá chegar, as nossas equipas identificaram duas áreas-chave: as energias renováveis e transporte.Apresentamos as nossas medidas e objetivos para os próximos anos

AS NOSSAS RESPONSABILIDADES DE FABRICO

AS NOSSAS RESPONSABILIDADES DE FABRICO

Na DECATHLON, concebemos os nossos produtos. Neste sentido, estamos também na origem da sua produção. Por outras palavras, criámos um sistema de fabrico em grande escala para tornar estes produtos disponíveis em todo o mundo e em volumes maiores.Como resultado desta atividade, temos uma responsabilidade: respeitando os direitos das pessoas que fabricam os nossos produtos, e limitando o impacto ambiental da nossa atividade. Estas medidas são postas em prática tanto a nível global como local entre as pessoas que vivem na área circundante das nossas fábricas de produção.

Pai e filho passeiam com bicicletas Decathlon.

UMA RELAÇÃO DE LONGA DURAÇÃO

Receber o vosso feedback, estar em contacto convosco, partilhar uma paixão comum, apoiar, motivar, ajudar… A experiência DECATHLON não acaba com a compra do produto. Queremos desenvolver uma relação de longa duração convosco, desportistas.