Como concebemos ecologicamente? A partir de quando um produto é considerado de conceção ecológica?
Descobre as nossas várias iniciativas de conceção ecológica.
Ao reciclarmos garrafas de plástico ou tecidos para produzir o nosso poliéster, reduzimos a utilização dos recursos que provêm de combustíveis fósseis preservando as qualidades de utilização do material para a tua prática.
Na DECATHLON, reivindicamos que um produto foi concebido ecologicamente quando mais de 70% do seu peso é composto por poliéster reciclado.
As garrafas de plástico são lavadas e cortadas em lascas. Estas lascas são depois despejadas e derretidas transformando-se numa espécie de pasta. A pasta é transformada num filamento graças a um parafuso de extrusão.
O filamento é enrolado em volta de uma bobina: está assim criado o fio de poliéster reciclado!
Para tingir um tecido de forma convencional é necessário imergi-lo em grandes quantidades de água. Para evitar esta utilização abundante de água, usamos a técnica do dope dye integrando diretamente os pigmentos de cor desde o fabrico do fio.
Na DECATHLON, reivindicamos que um produto foi concebido ecologicamente quando mais de 50% do seu peso é composto por tecido tingido graças à técnica Dope Dyed.
Para criar o fio necessário para a confeção de tecido, colocamos o poliéster em forma de pasta num tubo. Um parafuso sem-fim (chamado parafuso de extrusão), dotado de uma extremidade com orifício muito estreito, empurra o material para sair do tubo num filamento fino. Inserimos os pigmentos de cor em forma de pó ao mesmo tempo que a pasta de poliéster. Quando o fio sai, sai colorido e pronto a usar para conceber os nossos produtos.
O tingimento de tecido requer a utilização de grandes quantidades de água e descarta águas residuais resultantes dos banhos de tinta. Para reduzir o impacto da utilização da água e a descarga de águas residuais, utilizamos apenas um fio tingido em cada dois, reduzindo assim o nosso consumo e impacto na água.
Na DECATHLON, reivindicamos que um produto foi concebido ecologicamente quando mais de 50% do seu peso é composto por tecido em biton.
Num tecido biton, um em cada dois fios é tingido sendo os fios tingidos entrançados na horizontal e os fios não tingidos entrançados na vertical. Graças a este processo, obtemos um tecido de cor mesclada muito moderno que reduz o impacto ambiental.
Além disso, os fios são tingidos através de um processo também ele menos impactante (tingimento através do dope dyed).
A produção de algodão é um processo que implica dois principais impactos. Primeiro: a utilização de grandes quantidades de água para o seu cultivo. Segundo: para o proteger de insetos prejudiciais, são utilizados pesticidas que são nefastos para os humanos e a biodiversidade.
Ao reciclar algodão, evitamos ter de produzir algodão virgem reduzindo assim o impacto ambiental causado pelo fabrico do tecido.
Na DECATHLON, reivindicamos que um produto foi concebido ecologicamente quando mais de 28% do seu tecido principal é composto por algodão reciclado.
Para reciclar algodão, recuperamos roupa ou tecidos 100% de algodão. Extraímos depois as fibras para criar um fio novo.
Durante a extração, as fibras recicladas são cortadas, o que as enfraquece. É por isso necessário misturá-las com fibras de algodão virgem para garantir que são suficientemente resistentes.
Para proteger o algodão de insetos prejudiciais, os produtores recorrem muitas vezes a pesticidas. Estes pesticidas são perigosos para a saúde, poluem os solos e têm um impacto na biodiversidade. A produção biológica de algodão permite cultivar algodão sem produtos químicos de forma mais respeitadora do ambiente.
Na DECATHLON, reivindicamos que um produto foi concebido ecologicamente quando mais de 90% do seu tecido principal é composto por algodão proveniente de agricultura biológica.
As sementes usadas na agricultura biológica não contêm OMG (organismos geneticamente modificados). Além disso, para evitar a utilização de pesticidas durante o cultivo, os produtores usam fertilizantes naturais nas terras e métodos de controlo natural de pragas para afastar insetos prejudiciais, o que permite compensar a ausência de produtos químicos.
O material plástico é fabricado a partir de recursos petroquímicos. Para reduzir a utilização destes recursos, sempre que possível, usamos plástico reciclado.
Na DECATHLON, reivindicamos que um produto foi concebido ecologicamente quando mais de 40% do seu peso é composto por plástico reciclado.
Quando a sua primeira vida termina, é possível reciclar alguns objetos de plástico. Os objetos são cortados em pequenos pedaços do tipo lascas e, depois, são derretidos. Depois de derretido, o plástico forma uma pasta que se pode injetar num molde com a forma pretendida para lhe dar depois uma segunda vida!
Atualmente, estão disponíveis nas nossas lojas e no nosso website mais de 500 produtos desenvolvidos no âmbito de uma iniciativa de conceção ecológica.
Conhecendo os desafios das alterações climáticas e do esgotamento de recursos, as equipas da DECATHLON têm por objetivo que 100% dos produtos sejam desenvolvidos com uma abordagem de conceção ecológica até 2026.