Illustration d'un homme réparant une machine

O futuro da reparabilidade

Porque a reparabilidade é o futuro da humanidade!  Está bem, talvez estejamos a exagerar um pouco, mas não tanto assim, como verá.

O que fazemos com os nossos bens de consumo é uma parte integrante da equação para construir um mundo sustentável. Mais concretamente, é tempo de reaprendermos uma prática nobre e útil que esquecemos um pouco: a arte de reparar os objetos dos nossos amigos.

Já não é novidade que a crise ecológica sistémica que estamos a viver nos obriga a repensar os nossos estilos de vida e padrões de consumo. Num planeta que não pára de ultrapassar os seus limites (é o princípio dos limites planetários), chegou o momento de poupar recursos e de acabar com o grande desperdício... Neste contexto, há um conceito que se vai tornar central na nossa vida material e quotidiana: a reparabilidade.

O alegre regresso das reparações

Como já devem ter percebido, esta prática não é propriamente uma invenção contemporânea... Pelo contrário, é o regresso do que era, há apenas algumas décadas, uma questão de puro senso comum: se se avaria alguma coisa, bem, arranja-se! É um facto óbvio que as nossas sociedades modernas esqueceram, em favor de reflexos novos e desagradáveis: objectos partidos = objectos deitados fora = objectos comprados novos. Uma lógica que hoje se tornou insustentável e que abre caminho a um regresso ao bom e velho pragmatismo do passado e ao cuidado com os objectos. Em termos de definição, o conceito de reparabilidade não é de todo misterioso. Um objeto reparável é aquele cuja vida útil pode ser prolongada através da substituição ou reparação de uma ou mais peças.

Contrasta com outro conceito que tem sido muito discutido e criticado desde há algum tempo: obsolescência programada, que descreve uma forma de conceber produtos com um tempo de vida limitado, obrigando os consumidores a comprá-los de novo e de novo.

A reparabilidade, por outro lado, inscreve-se numa lógica virtuosa e sóbria, a da economia circular. Ou como sair do padrão linear de produzir > consumir > deitar fora e regressar a uma dinâmica que poupa recursos e matérias-primas: produzir > utilizar > reparar (ou reciclar) > reutilizar.

Illustration d'un enfant réparant un objet en bois

Reparabilidade: um sistema em que todos ganham

Não há literalmente nada além de vantagens em (re)começar a reparar os objectos que povoam o nosso quotidiano.

Aqui estão as principais...
- Para o consumidor, a reparação permite obviamente poupar dinheiro. Em vez de comprar um produto novo, reinveste uma quantia menor para obter, no final, um serviço idêntico (a utilização do produto). Simples e eficaz!
- para o ambiente, os benefícios são radicais. Um artigo reparado significa menos um artigo para produzir. E menos resíduos para processar. O mesmo se aplica à poupança de eletricidade, água, combustível e matérias-primas... O suficiente para reduzir radicalmente a sua pegada ecológica.
- para o produtor, a reparabilidade também tem as suas virtudes. Para além de reduzir a sua própria pegada ecológica, permite-lhe evitar custos evitáveis, como os gerados pela substituição de produtos defeituosos ou avariados. Faz mais sentido, em termos económicos, substituir o fecho defeituoso de um saco do que o saco inteiro.
- no que diz respeito à comunidade, podemos acrescentar que as práticas de reparação ajudam a criar e/ou reforçar os laços sociais. Fablabs, cafés de reparação, oficinas de reparação em lojas... há um número crescente de locais dedicados em França, oferecendo oportunidades de encontro, partilha de conhecimentos e soluções de colaboração.
- finalmente, para a economia, a reparabilidade ajuda a criar indústrias e empregos locais que não podem ser deslocalizados. Afinal de contas, é mais fácil reparar a sua bicicleta ou o fecho da sua mala ao virar da esquina do que no outro lado do mundo...

O que diz exatamente a lei?

A reparabilidade entrou de forma significativa na legislação francesa graças à adoção, em 2020, da lei contra os resíduos para uma economia circular. A possibilidade de reparação é desenvolvida no capítulo intitulado "Ações contra a obsolescência programada".
Quais são os pontos essenciais? Em primeiro lugar, o facto de a lei ter criado um instrumento sem precedentes: um índice de reparabilidade.

Desenvolvido pela ADEME, informa os futuros consumidores sobre o grau de reparabilidade do produto que estão prestes a comprar, através de uma pontuação de 0 a 10. A pontuação baseia-se num conjunto de 5 critérios:
1. A facilidade com que o produto pode ser desmontado.
2. Disponibilidade de peças de substituição.
3. O custo das reparações.
4. Disponibilidade de documentação técnica.
5. E critérios específicos ligados aos tipos de produtos (por exemplo, a presença de um contador de consumo).

Note-se que este Índice de Reparabilidade (que deverá tornar-se um "índice de sustentabilidade" a partir de 2024) apenas se aplica a uma categoria específica de produtos eléctricos e electrónicos. Estes incluem smartphones, computadores portáteis, televisores, cortadores de relva, aspiradores e máquinas de lavar roupa.
No entanto, a lei obriga outros sectores a agir. Por exemplo, desde 2022, os intervenientes no sector dos "artigos de desporto e lazer" (ou seja, nós!) têm de financiar fundos de reparação através das suas eco-organizações. Estes fundos serão utilizados para campanhas de sensibilização e para reduzir os custos de reparação.
O último avanço promovido por esta famosa lei é a utilização mais sistemática da impressão 3D para substituir peças sobresselentes indisponíveis.

Illustration d'un homme réparant des objets

E na Decathlon?

A Decathlon incluiu nos seus estatutos o objetivo da reparabilidade a preto e branco. Foram assumidos compromissos.O primeiro passo? Que 30% dos produtos possam ser reparados até 2026. E que 100% destes produtos reparáveis são efetivamente reparados quando necessário.

A regra estabelece que um produto é concebido ecologicamente como reparável se pelo menos 80% das avarias e falhas identificadas para esse produto tiverem uma solução de reparação.

"A ênfase da Decathlon na reparabilidade não é nova, explica Julie Soulignac, gestora do projeto de desenvolvimento sustentável e reparabilidade. Alguns desportos pioneiros têm vindo a trabalhar nestas questões há muito tempo, como a marca Itiwit para desportos de paddle, stand-up paddle e caiaque. ". Do mesmo modo, o desenvolvimento do design ecológico impulsionou esta nova exigência. A possibilidade de reparação é um dos critérios da conceção ecológica. A regra estabelece que um produto é concebido ecologicamente como reparável se pelo menos 80% das avarias e falhas identificadas para esse produto tiverem uma solução de reparação.

Resta apenas alargar a abordagem. Para o efeito, a Decathlon inspirou-se no índice desenvolvido pela ADEME e criou o seu próprio sistema de referência interno. « Os 4 primeiros critérios foram adoptados (desmontagem, disponibilidade de peças, preços, documentação) criar um sistema de avaliação, que estamos a testar há 2 anos nos nossos produtos ».
Como podes imaginar, este é um processo longo.. "O objetivo é sistematizar progressivamente este novo método de avaliação e, em seguida, derivar dele aquilo a que chamamos as  ‘Decathlon Conception Rules’ (DCR), as regras que regem a conceção de todos os nossos produtos. Eventualmente, esperamos generalizar as boas práticas de design para tornar os nossos produtos tão fáceis de reparar quanto possível. É um grande trabalho a implementar e vai demorar algum tempo! "

Para o efeito, o "líder em reparabilidade" desenvolve-se. A sua missão? Analisar a oferta, organizar o fornecimento de peças de substituição, apoiar a criação de tutoriais de reparação e coordenar o trabalho das várias equipas envolvidas.

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