Pictograma que mostra o fundo do oceano

O que é o Dia Mundial dos Oceanos?

A cada 8 de Junho, ouve-se falar disso. O que é este dia internacional? Para que serve?

Em poucas palavras, o Dia Mundial dos Oceanos é sobretudo uma oportunidade para sensibilizar o mundo para os benefícios que toda a humanidade retira do oceano, e para a necessidade de utilizar os recursos de uma forma sustentável. Só "isto".

Hoje, após 30 anos de existência, centros científicos, instituições de investigação, ONGs, empresas do setor privado e financeiro, comunidades e governos de todo o mundo estão a mobilizar milhões de pessoas em torno de eventos locais e globais em 70 países.

A história do Dia Mundial dos Oceanos

O Dia Mundial dos Oceanos teve origem em 1992, no Fórum Global, um evento paralelo à Conferência das Nações Unidas sobre Ambiente e Desenvolvimento (UNCED), realizada no Rio de Janeiro no mesmo ano.
Este dia foi originalmente um evento organizado nessa data (em 1992): o dia dos oceanos no fórum mundial: o planeta azul. O programa incluía peritos internacionais, líderes de opinião e pessoas que nos poderiam falar sobre a contribuição dos oceanos para a manutenção do planeta azul.

Bem, só em 2008 é que foi formalizada por uma resolução da ONU.

Entre 1992 e 2008? Muito trabalho. Implementação da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, espaço marítimo, navegação internacional, segurança marítima, ciência e tecnologia marinha, biodiversidade marinha, ambiente marinho e desenvolvimento sustentável, alterações climáticas, e cooperação regional e internacional (nada menos do que isto).

E depois, em 2008, a declaração do Dia Mundial dos Oceanos catalisou ações em todo o mundo.

Em 2017, outro evento teve lugar: A conferência dos oceanos foi convocada para apoiar a implementação do Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS)14 da Agenda para o Desenvolvimento Sustentável de 2030: Conservar e utilizar de forma sustentável os oceanos, mares e recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

Em 2020, embora tradicionalmente um evento realizado na sede da ONU em Nova Iorque, devido à COVID-19, o  Dia Mundial dos Oceanos da ONU 2020  foi o primeiro evento digital de sempre, acessível ao público global.

mergulhador a caça no fundo do oceano

Porquê um Dia Mundial dos Oceanos?

Porque 50% do oxigénio que respiramos provém do oceano. Só isso devia ser suficiente para te convencer da importância de tratares do assunto...

E embora sim, a conservação dos oceanos é uma questão que se prolonga por todo o ano, o estabelecimento dos Dias Mundiais é uma oportunidade para destacar algumas questões internacionais importantes. É também uma forma de sensibilização para certas questões-chave.

Outros números?
De acordo com um estudo do Fórum Económico Mundial, estima-se que em breve haverá mais plástico nos oceanos do que peixe (até 2050).
Os oceanos cobrem quase 3/4 da superfície do nosso planeta. Sim, é muito.

Os dias mundiais: oportunidades que devem ser aproveitadas

A ONU explica-o bem: "Cada dia internacional é uma oportunidade de informar o público em geral sobre temas relacionados com as grandes desafios. Estes dias são uma oportunidade para as autoridades públicas mas também para a sociedade civil organizarem atividades de sensibilização e mobilizarem recursos.

A existência de dias internacionais é anterior à criação das Nações Unidas, mas a ONU adotou-os como um poderoso instrumento de sensibilização. As Nações Unidas dedicam dias, semanas, anos e décadas internacionais, cada um com um tema específico. Ao criar estas celebrações, as Nações Unidas estão a promover a sensibilização e a ação internacional sobre estas questões.”

Para os oceanos, portanto, as razões para oficializar um dia estavam todas presentes.

pessoa à beira mar a segurar uma máscara de mergulho na mão

A preservação dos oceanos como o maior desafio

Os oceanos cobrem 71% da superfície do nosso planeta.

De acordo com um estudo do Fórum Económico Mundial, estima-se que em 2050  haverá mais plástico nos oceanos do que peixes. .

De acordo com a Surfrider Foundation Europe, 80% dos resíduos nos oceanos vêm de terra : descargas não autorizadas, derrame de granulado plástico industrial, abandono nas estradas, etc.

Mergulhador com equipamento Decathlon a praticar mergulho com tubarões

O tema 2022 do Dia Mundial dos Oceanos

“Planeta Oceano: As marés estão a mudar" é o tema deste ano.

E o plástico na Decathlon?

Em 2021, 1416 toneladas de embalagens de plástico de utilização única foram eliminadas nos produtos Decathlon(em comparação com 300 toneladas em 2020). A equipa de packaging está empenhada em eliminar todas as embalagens de plástico de utilização única até 2026.
E depois?
A Decathlon iniciou a sua transição. Embora até 1 de Janeiro de 2025 as novas máquinas de lavar terão de ser equipadas com filtros de microfibras plásticas, permanece o complexo problema da produção de têxteis menos poluentes.
DECATHLON juntou-se também a um grupo de empresas para definir normas de composição através de testes. Que tecido se degrada mais do que outro? A resposta a esta pergunta permitirá a seleção de componentes a serem utilizados para minimizar a emissão de microfibras.
Para teres uma ideia…
Em 2019, a Decathlon vendeu 270.612 toneladas de plástico (equivalente a 27 Torres Eiffel).
Estima-se que 3931 toneladas acabaram nos oceanos.
O equivalente a 185 escovas de dentes atiradas para o oceano por minuto. Durante um ano.

na imagem vemos um colaborador Decathlon a auxiliar uma pessoa na area das bicicletas

O que é o método PEF (avaliação do impacto ambiental)?

Comecemos pelo princípio: PEF significa Pegada Ambiental do produto. Certo, e agora? É exatamente isso que te vamos contar…

Técnico Decathlon a efetuar reparação numa bicicleta

A Circularidade na Decathlon

A preocupação ambiental toca a todos, na Decathlon não somos diferentes. Vamos contar-te tudo sobre a circularidade dos nossos produtos e não só!

Pictograma de 2 pessoas a trabalhar sobre uma maquina de costura

Uma peça de roupa viaja à volta do mundo antes de ser comprada?

Quantos quilómetros percorreu aquela bonita t-shirt que acabaste de comprar? 100 ? 1 000 ? 10 000 km ? Foco sobre o percurso da nossa roupa