Calçado de futsal é testado na prática em campo.

O produto é testado, mais do que uma vez!

Sabes quantas vezes é testado um produto antes de ser aprovado? Bom, nós também não. Uma coisa é certa: não descuramos a etapa da testagem em laboratório ou no terreno. Aliás, não descuramos nenhuma etapa da conceção do produto!

Testes em laboratório

Temos laboratórios próprios. É muito conveniente para testarmos os nossos produtos em cada etapa do ciclo de vida: protótipo, arranque da produção, etc... E para conduzir testes ainda mais precisos, temos dois tipos de laboratório: os dedicados ao conhecimento do produto e os dedicamos à observação do corpo humano. Quando é preciso certificar o produto, remetemo-lo a um laboratório parceiro para validar a conformidade com as normas! Contamos com 120 laboratórios parceiros, distribuídos por 16 países.

Máquinas de teste de normas em laboratório de produtos.

Laboratórios de produtos

Antes de chegarem às secções em loja, os produtos têm de ser sujeitos a testes e demonstrar que cumprem um dado número de normas internacionais ou locais.

Boas notícias: as nossas normas para aprovação dos produtos vão além das normas vigentes. São mais exigentes! Criamos as nossas próprias normas, as “normas DECATHLON”, quando não existem nenhumas. E as nossas máquinas para validar estas novas normas. Para vos dar uma ideia melhor, são exemplos de testes sujeitos a validação: a robustez dos componentes, resistência a alterações climáticas e à exposição aos raios UV, fiabilidade da montagem, etc...

Na maioria dos casos, estes testes são realizados nos nossos laboratórios internos.  No total, contamos com 32 em todo o mundo, dos quais 18 estão situados em França.

Na figura: o laboratório Tech’Off na B’Twin Village. As máquinas amarelas, construídas por nós, servem para validar as normas “DECATHLON”.

Máquina teste a resistência da forqueta de uma bicicleta.

Para testar a resistência da forqueta de uma bicicleta, fazemos com que realize o mesmo movimento 150.000 vezes.

Teste de capacetes.

A segurança dos nossos desportistas é de suma importância: 100% dos nossos capacetes são testados.

Teste de impermeabilidade de botas de caminhada.

O calçado é mergulhado em água. As flexões reproduzem o movimento dos pés para medir a impermeabilidade do produto.

Bicicleta de criança passa por teste de segurança.

Um olhar sobre os nossos laboratórios de testes internos: o tech’off

Na B’Twin Village (Lille, norte de França), as nossas equipas desenvolvem e conduzem testes em todos os produtos da gama de produtos DECATHLON feitos de plástico, materiais combinados e metal (bicicletas, trotinetes, aparelhos de musculação, etc...).

Bicicleta de criança passa por teste de segurança.
Testes no centro de investigação dedicado ao corpo humano.

O laboratório para observação do corpo humano

Temos um centro de investigação dedicado ao corpo humano: o SportsLab. Na realidade, não é um, mas sim 4 laboratórios: um laboratório de conforto térmico, um laboratório das ciências do movimento, um laboratório de morfologia e um laboratório de ciências sensoriais e comportamentais.

Todos estão equipados com ferramentas de análise e medição para investigar o funcionamento do corpo humano e aquilo de que precisa em cada ambiente.

No terreno com os desportistas!

O gestor de produto e o gestor de ensaios definem testes em condições reais de utilização, no meio do desportista, porque são eles os mais afetados pelos nossos produtos. Para nós, são os melhores avaliadores. São realizados dois tipos de testes complementares:

Teste em condições reais de utilização, no local de prática e em condições extremas.
Testes em missão

Estes testes são conduzidos nas condições previstas de utilização, normalmente por períodos relativamente longos. O que é feito na prática? Emprestamos o produto a alguns desportistas que o testam nos seus locais de prática preferidos, por vezes em condições extremas. Para testar a primeira bicicleta de viagem concebida pela DECATHLON, a equipa Riverside emprestou protótipos bem conseguidos a aventureiros que viajaram pelo mundo! Um ótimo exemplo de testagem em escala real e de conceção conjunta.

Teste de produtos no terreno.
Testes no terreno

Estes testes realizados em características específicas do produto, como a aderência de umas luvas de guarda-redes de futebol à bola, por exemplo. Convidamos os avaliadores a darem o seu feedback sobre o produto, no momento. Também testamos a aderência das luvas em laboratório, mas precisamos da perceção do desportista para melhorar o produto.

Para podermos trocar impressões com os desportistas, criámos uma plataforma específica para o efeito, seja onde estiverem localizados, para se candidatarem a testarem exclusivamente produtos DECATHLON. Para te juntares à comunidade de avaliadores apaixonados, clica aqui:

Simulação digital da utilização de um produto.

Um olhar sobre a simulação digital

Trata-se de testes que conduzimos virtualmente num computador. Reproduzem condições reais de prática e permitem-nos detetar potenciais pontos fracos do produto e introduzir melhorias antes de realizarmos os testes nas máquinas.

Qual é a vantagem? A enorme poupança de tempo! Os testes são realizados em alguns minutos ou algumas horas em computadores, enquanto, nas máquinas, levariam semanas.

A simulação digital também ajuda a avaliar e a compreender as interações entre o corpo e o produto tanto no laboratório como no terreno. Utilizamos ferramentas de medição embarcadas para observar produtos e desportistas com mais precisão.

Simulação digital da utilização de um produto.

E a seguir?

O PRODUTO CERTO: UMA HISTÓRIA SOBRE COMO FAZER AS ESCOLHAS CERTAS

O PRODUTO CERTO: UMA HISTÓRIA SOBRE COMO FAZER AS ESCOLHAS CERTAS

Conceber um produto é fazer muitas escolhas enquanto se tenta sempre fazer as melhores.Vamos explicar um pouco mais sobre as nossas escolhas técnicas, sensoriais e estéticas!