conceção produtos decathlon

O que significa conceção na decathlon?

Discussão de ideias da equipa Decathlon para a conceção de novos produtos.

Mulheres e homens,
ao serviço dos desportistas

No coração da DECATHLON, estamos nós: homens e mulheres, mas acima de tudo, desportistas apaixonados! Dedicamo-nos todos os dias à conceção de produtos e serviços desportivos. Participamos em cada etapa do processo de conceção com um único objetivo: apresentar-te o produto mais adequado e eficaz.

Distribuídos pelas nossas diferentes marcas (Kalenji, Quechua, Fouganza, Kipsta, etc...) ou pelos serviços transversais (Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Apoio ao Cliente, etc...), trabalhamos em equipa para cumprirmos a nossa missão: tornar o prazer e os benefícios do desporto acessíveis às pessoas de forma sustentável!

O QUE SIGNIFICA CONCEÇÃO NA DECATHLON?

Etapas da vida de um produto decathlon

Trata-se do conjunto das fases pelas quais o produto passa ao longo da sua vida.

Observação de desportistas para pedir opiniões,  feedbacks e retirar ideias.

Desportistas, estamos a observar-vos
(juramos que é por uma boa causa)

Concebemos produtos para desportistas. Por isso, parece-nos óbvio encontrarmo-nos com eles, pedir as suas opiniões e ouvi-los. Como os observamos? Como determinamos e damos resposta às suas necessidades? Explicamos tudo!

Equipa reunida para criar conceitos de novos produtos.

As primeiras etapas do conceito do produto

Depois da etapa da observação, vem a etapa da criação. A nossa roupa ou equipamento desportivo tem de passar por várias etapas antes de chegar às secções das lojas. Aliás, começam por ser meros conceitos. Designamo-los por “conceito de produto”, cujo princípio orientador é um conjunto de especificações para a sua utilização. Para esta etapa da criação, o brainstorming e os workshops ocupam um lugar preponderante antes de se produzir um protótipo.

Equipa escolhe tecidos, cores e texturas para os novos produtos.

O produto certo:
passa por fazer as escolhas certas

Conceber um produto implica muitas decisões e queremos sempre fazer as melhores escolhas. Verificamos a sua viabilidade e fazemos escolhas técnicas, sensoriais e estéticas antes de o validar.

Colaborador desenha um protótipo industrial.

Formalidades técnicas e protótipos industriais

O conceito de produto é funcional: tem os materiais certos, as cores certas, os gráficos certos, etc... O preço e o local de produção foram decididos pelas nossas equipas. Etapa seguinte: formalizar o pedido. E facultar ao fornecedor um ficheiro técnico para iniciar a prototipagem industrial.

Equipa reúne com os fornecedores sobre os protótipos iniciais.

Últimos protótipos, últimos testes!

A nossa equipa de designers formalizou o pedido de protótipo industrial. O ficheiro técnico está pronto. Etapa seguinte: reunir com os nossos fornecedores para discutir e afinar os detalhes finais antes de lançar os protótipos iniciais e iniciar a produção.

Realização de testes aos produtos, em laboratório e no terreno.

O produto é testado, mais do que uma vez

A testagem é uma etapa importante da conceção de um produto. São realizados testes em laboratório e diretamente nos terrenos dos nossos desportistas.
É essencial para as nossas bicicletas B'TWIN terem uma garantia durante toda a vida ou para as nossas mochilas QUECHUA terem uma garantia de 10 anos. Finalmente, somos muitas vezes acompanhados por vocês, desportistas, na realização de "test missions" para avaliarem os nossos produtos e participarem na sua conceção.

Daus atletas cruzam a meta de uma prova.

Será selecionado ou não?

Já temos os protótipos industriais e os nossos engenheiros testaram-nos no laboratório e no terreno. Passamos para a etapa seguinte, uma para cada desporto e para cada época: cores, organização das secções, preços, etc... São precisos 6 meses a 1 ano antes do lançamento da coleção em loja para antecipar o tempo de produção e de entrega.

O que vem a seguir?

Fotografia de uma engenheira a trabalhar num produto com a abordagem ecodesign

Reduzir o impacto ambiental dos nosso produtos através do design

Além de apresentarmos produtos desportivos eficazes, as nossas equipas de conceção comprometem-se a desenvolvê-los no âmbito de uma abordagem mais respeitadora do ambiente. Para este fim, recorremos ao ecodesign.