OS NOSSOS COMPROMISSOS PARA ENFRENTAR O DESAFIO DAS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS

Porque estamos bem conscientes de que as nossas atividades têm um impacto sobre o ambiente, devemos desempenhar ativamente o nosso papel para que a mudança aconteça. Mas está longe de ser simples: combater as alterações climáticas está a colocar-nos inúmeros desafios. Descobre como estamos a tentar estar à altura do desafio, em particular para reduzir as nossas emissões de CO2.

OS NOSSOS COMPROMISSOS PARA ENFRENTAR O DESAFIO DAS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS

O que são as alterações climáticas? 

As alterações climáticas são a transformação do clima global que está a modificar o clima e o equilíbrio do ecossistema a longo prazo.Para começar, é um fenómeno natural e causado pelo efeito de estufa, mas que foi desestabilizado pela atividade humana e mais especificamente pelas suas emissões de CO2.

OS NOSSOS COMPROMISSOS PARA ENFRENTAR O DESAFIO DAS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS

PORQUE É QUE A DECATHLON ESTÁ A ASSUMIR UM COMPROMISSO?

Como desportistas, o mundo é o nosso campo de jogo. Estamos conscientes de que o fabrico, o transporte e a utilização e distribuição dos nossos produtos têm um impacto sobre o planeta.É por isso que temos o dever de agir e agir rapidamente.

QUE COMPROMISSOS ESTÃO A SER ASSUMIDOS PELA DECATHLON?

Em Setembro de 2021,a iniciativa Science Based Targets validou oficialmente os compromissos da DECATHLON em três linhas de ação:

- Reduzir em 90% as emissões de GEE de âmbito absoluto 1 e 2 (tCO2e) até 2026 a partir de um ano base 2016
- Reduzir em 53% a intensidade das emissões de GEE de âmbito 1, 2 e 3 (tCO2e/Eur valor acrescentado) no mesmo período de tempo
- Envolver 90% dos fornecedores por emissões que cubram os bens e serviços adquiridos, em ter metas baseadas na ciência até 2026


Para te dar uma ideia rápida, hoje em dia, em média, um produto DECATHLON são 8,7 quilos de CO2 emitido.

A nossa meta: CONTRIBUIR para a neutralidade de carbono

A meta mundial, tal como definido durante o Acordo de Paris, é o de alcançar a neutralidade de carbono até 2050. Mas o que significa isto em termos práticos?

No início, foi fundamental para nós escolher o método certo para lá chegarmos. Decidimos aderir à Iniciativa Net Zero, que publicou um quadro para a neutralidade de carbono das empresas. . Alinhámo-nos, portanto, com este projeto.

É importante salientar que a expressão "neutralidade de carbono" (ou "net zero") apenas se refere ao objetivo mundial de ter um equilíbrio entre a emissão e a absorção de CO2. Não se aplica a nenhuma organização! Pensamos que, neste contexto, não podemos apenas compensar, mas temos também de contribuir para este equilíbrio.

E para lá chegar, dependemos de três alavancas:

Até agora, as nossas ações estavam centradas na redução das nossas emissões. E estamos apenas no início relativamente à redução das emissões de outros e ao aumento dos reservatórios de carbono.

OS NOSSOS COMPROMISSOS PARA ENFRENTAR O DESAFIO DAS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS

E DEPOIS, DE QUE FORMA CALCULAMOS O NOSSO IMPACTO?

Calculamos tudo! Desde as nossas deslocações diárias até à distribuição dos nossos produtos, através do fabrico:ada é deixado de fora. É uma quantidade substancial de trabalho que fazemos todos os anos, adaptando constantemente os nossos esforços na direção certa.
Trabalhamos também noutros impactos ambientais, tais como a biodiversidade, ou o impacto dos nossos produtos na poluição da água e do ar, e o esgotamento dos recursos naturais.

OS NOSSOS COMPROMISSOS PARA ENFRENTAR O DESAFIO DAS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS

Assinámos a iniciativa ACT (Assess Low Carbon Transition) lançada pela ADEME (agência governamental francesa de transição sustentável) para avaliar a nossa estratégia climática.Esta avaliação será realizada em 2020 com o objetivo de identificar claramente as áreas a melhorar. Entre estas áreas, queremos avançar com medidas para prolongar a vida útil dos nossos produtos (produtos em segunda mão, aluguer de produtos, reparação, reciclagem) para continuar a reduzir o nosso impacto ambiental.

QUERES SABER MAIS SOBRE O QUE ESTAMOS A FAZER?

Queremos que compreendas a nossa forma de operar, mas não é fácil tentar obter o equilíbrio certo entre manter as explicações simples e querer explicar tudo em pormenor.Se quiseres saber mais, estás à vontade para dar uma vista de olhos ao nosso Relatório Não Financeiro. É um inventário, publicado todos os anos, de todas as iniciativas que conduzem a um progresso sustentável. 

OS NOSSOS COMPROMISSOS PARA ENFRENTAR O DESAFIO DAS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS

Descobre os nossos outros compromissos