Para ir mais longe, temos levado a cabo iniciativas relativas aos materiais utilizados nos nossos produtos. Até ao final de 2022, a totalidade do poliéster e do algodão utilizados provirão de origens mais sustentáveis. Em 2020, já é o caso de 100% do algodão presente nos nossos produtos, o que constitui um bom augúrio para o futuro. Porém, apenas 20% do poliéster utilizado nos nossos produtos cumpre este objetivo: aqui reside o nosso principal desafio!
Conscientes de que há ainda muito por fazer para reduzir este impacto ambiental, estamos determinados a continuar a agir em prol da mudança.
As principais limitações atuais residem no nível de avaliação dos produtos e dos seus materiais e, mais concretamente, na escolha de materiais alternativos. Temos de nos certificar de que o material que vem substituir outro tem menos impacto, é menos poluente. Para isso, recorremos a testes e estudos externos cuja fiabilidade e independência dos resultados temos de garantir.
Os nossos produtos têm de cumprir vários requisitos técnicos e de qualidade. As alternativas nem sempre são tecnologias que atingiram maturidade no mercado. Utilizamos, por exemplo, algodão biológico em alguns dos nossos produtos cujo cultivo é menos produtivo. Em consequência, a quantidade de algodão disponível no mercado é menor do que a da produção de algodão convencional.
Atualmente, estão disponíveis nas nossas lojas e no nosso website mais de 500 produtos desenvolvidos no âmbito de uma iniciativa de conceção ecológica. Representam, no entanto, apenas uma pequena percentagem da nossa oferta de produtos. Conhecendo os desafios das alterações climáticas e do esgotamento de recursos, as equipas da DECATHLON têm por objetivo que 100% dos produtos sejam desenvolvidos com uma abordagem de conceção ecológica até 2026.