Crianças na natureza, equipas com produtos de caminhada.

É porque concebemos os nossos produtos que os podemos
conceber ecologicamente!

Além de apresentarmos produtos desportivos eficazes, as nossas equipas de conceção comprometem-se a desenvolvê-los no âmbito de uma abordagem mais respeitadora do ambiente. Para este fim, desenvolvemos o que designamos por conceção ecológica.

A iniciativa de conceção
ecológica

A conceção ecológica consiste em ter em consideração o ambiente desde as primeiras fases da conceção e durante todo o ciclo de vida do produto.

Na prática, trata-se de refletir sobre a forma como se pode reduzir o seu impacto no ambiente durante toda a sua vida útil.

Um produto concebido (ou reconcebido) com uma abordagem de conceção ecológica serve a mesma função que um produto feito de forma convencional, apresentando, além disso, um benefício ambiental: uma t-shirt de corrida ecologicamente concebida é sempre, antes de mais, uma boa t-shirt de corrida!

O CICLO DE VIDA DE UM PRODUTO

O ciclo de vida de um produto

Trata-se do conjunto das fases pelas quais o produto passa ao longo da sua vida.

- As suas matérias-primas: extração e tratamento;
- A sua produção: técnicas de fabrico;
- O seu transporte: do local de produção ao local de distribuição;
- A sua distribuição: local e modo de venda;
- A sua utilização: utilização, lavagem e manutenção;
- O seu fim de vida: reparação, reciclagem, destruição.

Photo de 3 personnes en charge de la conception d'un sac

Os nossos critérios Ecodesign

O Ecodesign nas nossas instalações é precisa!

As nossas equipas de conceção estabeleceram um quadro exigente para definir esta abordagem. Os produtos em causa devem satisfazer um destes dois critérios:

1. O seu impacto ambiental deve :
- reduzir pelo menos 10% em relação ao modelo anterior, em pelo menos dois  dos seguintes indicadores: alterações climáticas, poluição atmosférica, poluição da água e o esgotamento dos recursos.

- aumentar a vida útil em mais de 30% do tempo de vida da unidade funcional, e manter o desempenho.

- cobrem pelo menos 80% das roturas e falhas mais comuns, utilizando a reparibilidade e destacar-se do mercado.

OU

2. Devem demonstrar certas ações de conceção muito específicas: pelo menos 70% do peso do produto em poliéster reciclado, tecido feito de, pelo menos, 90% de algodão biológico, utilização de corantes que consumam menos água, etc.

Como se processa concretamente?

As abordagens de conceção ecológica podem aplicar-se em diferentes momentos do ciclo de vida do produto. A implementação destes métodos permite, assim, reduzir o seu impacto no ambiente. Para uma melhor compreensão, seguem-se alguns exemplos de abordagens de conceção ecológica:

CONCEBEMOS OS NOSSOS PRODUTOS ECOLOGICAMENTE!

CONCEBEMOS OS NOSSOS PRODUTOS ECOLOGICAMENTE!

CONCEBEMOS OS NOSSOS PRODUTOS ECOLOGICAMENTE!

CONCEBEMOS OS NOSSOS PRODUTOS ECOLOGICAMENTE!

CONCEBEMOS OS NOSSOS PRODUTOS ECOLOGICAMENTE!

CONCEBEMOS OS NOSSOS PRODUTOS ECOLOGICAMENTE!

Sistema de classificação ambiental dos nossos produtos.

Qual a ligação entre
a conceção ecológica e a classificação ambiental?

Para além da conceção ecológica, iniciámos avaliações ambientais de alguns dos nossos produtos.

A pontuação ambiental dá a oportunidade de comparar o impacto ambiental de vários produtos da mesma família (por exemplo, na família de produtos das t-shirts de manga curta).

Por esta razão, é importante ter uma avaliação ambiental para todos os produtos Decathlon e outras marcas vendidas pelo Grupo. Até 31 de dezembro de 2022, este será o caso de mais de 62% das referências da empresa, representando 82% das suas vendas.

Este sistema de classificação, que já é usado nos eletrodomésticos, passou a ser aplicado aos nossos produtos graças aos cálculos engenhosos das nossas equipas!

Crianças na natureza equipadas com rooupa, acessórios e calçado de caminhada.

Ir ainda mais longe

Para ir mais longe, temos levado a cabo iniciativas relativas aos materiais utilizados nos nossos produtos. Até ao final de 2022, a totalidade do poliéster e do algodão utilizados provirão de origens mais sustentáveis. Em 2020, já é o caso de 100% do algodão presente nos nossos produtos, o que constitui um bom augúrio para o futuro. Porém, apenas 20% do poliéster utilizado nos nossos produtos cumpre este objetivo: aqui reside o nosso principal desafio!

Conscientes de que há ainda muito por fazer para reduzir este impacto ambiental, estamos determinados a continuar a agir em prol da mudança.

As principais limitações atuais residem no nível de avaliação dos produtos e dos seus materiais e, mais concretamente, na escolha de materiais alternativos. Temos de nos certificar de que o material que vem substituir outro tem menos impacto, é menos poluente. Para isso, recorremos a testes e estudos externos cuja fiabilidade e independência dos resultados temos de garantir.

Os nossos produtos têm de cumprir vários requisitos técnicos e de qualidade. As alternativas nem sempre são tecnologias que atingiram maturidade no mercado. Utilizamos, por exemplo, algodão biológico em alguns dos nossos produtos cujo cultivo é menos produtivo. Em consequência, a quantidade de algodão disponível no mercado é menor do que a da produção de algodão convencional.

Atualmente, estão disponíveis nas nossas lojas e no nosso website mais de 500 produtos desenvolvidos no âmbito de uma iniciativa de conceção ecológica. Representam, no entanto, apenas uma pequena percentagem da nossa oferta de produtos. Conhecendo os desafios das alterações climáticas e do esgotamento de recursos, as equipas da DECATHLON têm por objetivo que 100% dos produtos sejam desenvolvidos com uma abordagem de conceção ecológica até 2026.

Crianças na natureza equipadas com rooupa, acessórios e calçado de caminhada.
É PORQUE CONCEBEMOS OS NOSSOS PRODUTOS QUE OS PODEMOS CONCEBER ECOLOGICAMENTE!

Queres saber mais sobre o que fazemos?

Queremos que entendas como funcionamos, mas não é fácil encontrar o equilíbrio certo entre as explicações simples e a vontade de explicar tudo em detalhe. Se queres saber mais, consulta o nosso Relatório de Informação Não Financeira. Trata-se de uma lista publicada todos os anos onde constam todas as iniciativas relacionadas com a nossa evolução sustentável. 

As nossas outras iniciativas

AS NOSSAS RESPONSABILIDADES DE FABRICO

AS NOSSAS RESPONSABILIDADES DE FABRICO

Na DECATHLON, concebemos os nossos produtos. Neste sentido, estamos também na origem da sua produção. Por outras palavras, criámos um sistema de fabrico em grande escala para tornar estes produtos disponíveis em todo o mundo e em volumes maiores.Como resultado desta atividade, temos uma responsabilidade: respeitando os direitos das pessoas que fabricam os nossos produtos, e limitando o impacto ambiental da nossa atividade. Estas medidas são postas em prática tanto a nível global como local entre as pessoas que vivem na área circundante das nossas fábricas de produção.
Pai e filho passeiam com bicicletas Decathlon.

UMA RELAÇÃO DE LONGA DURAÇÃO

Receber o vosso feedback, estar em contacto convosco, partilhar uma paixão comum, apoiar, motivar, ajudar… A experiência DECATHLON não acaba com a compra do produto. Queremos desenvolver uma relação de longa duração convosco, desportistas.