DECATHLON, A START-UP QUE ALCANÇOU O MUNDO

Na imagem: Edifício de retalho em metal ondulado azul da 1.ª loja, em Englos, França.

o início da decathlon

Desde que surgiu, a pequena caixa azul já percorreu um longo caminho. E até se exportou. A DECATHLON, uma start-up do norte de França, internacionalizou-se. Hoje em dia, presta apoio, promove e revoluciona os desportos em todo o mundo. Vamos espreitar o passado, as suas 5 grandes fases.

1976

O nascimento de uma start-up que adora o desporto

A aventura começa no parque de estacionamento de um centro comercial da Auchan, no norte de França. São 7 pessoas, reunidas num edifício de 900 m2. O que têm em comum: são todos amantes do desporto motivados por uma ideia inovadora: “Pôr todos os desportos sob um mesmo teto!”.

Na imagem: Poster de 1980.

início da decathlon nascimento princípio
início da decathlon nascimento princípio

1986

A caixa azul abre-se ao mundo

Abre a primeira loja na Alemanha. Em seguida, a caixa azul viaja pelo mundo inteiro e instala-se internacionalmente em todo o lado. Primeiro Europa, depois América do Sul, Ásia, África, América do Norte e, por fim, Oceânia. Em todos os países, as equipas são constantemente motivadas por um objetivo comum: inovar todas as áreas, de forma a ser sempre o principal parceiro do desportista.

Na imagem: Primeira loja aberta fora de França, Dortmund (Alemanha).

1996

A DECATHLON ganha identidade e cria as suas marcas de desporto

A DECATHLON foi mudando significativamente ao longo dos últimos 40 anos! Em 1996, criámos a TRIBORD e a QUECHUA. São as nossas primeiras marcas de desporto. Em seguida, foram muitas as que viram a luz do dia. As marcas estabelecem-se próximas dos locais onde os desportistas praticam a atividade, com o objetivo de trocar ideias com eles e ir ao encontro das suas necessidades.

Na imagem: Primeiro centro de conceção para desportos de montanha instalado em Domancy (Alta Saboia, França).

início da decathlon nascimento princípio
ecoconceção ecoconcebido decathlon desenvolvimento sustentável

2006

2006, os primeiros passos de ecoconceção.

Os nossos primeiros produtos com uma abordagem de conceção ecológica chegam aos nossos departamentos. É um primeiro passo no nosso caminho rumo ao desenvolvimento sustentável. Atualmente, a nossa meta é clara: 100% dos produtos com uma abordagem de ecoconceção até 2026.

2016

A DECATHLON fez 40 anos!

Dividimos as nossas marcas de desportoe criámos novas, para nos aproximarmos ainda mais das necessidades de cada desportista. Concebemos equipamento, vendemo-lo, fornecemos orientações e apoio sobre a sua utilização, graças aos nossos websites e aplicações. Contribuímos também para a sua reutilização quando o desportista já não precisa dele. Para nós, tudo gira em torno de sermos o principal parceiro do desportista no dia a dia.

aniversário decathlon

SABIAS QUE...? 

Oficialmente, tornámo-nos fabricantes em 1986. Contudo, na verdade, já em 1976 oferecemos um produto com a identificação da DECATHLON: uma bicicleta em cinzento metálico. Naquele tempo, algumas marcas recusavam-se a fornecer-nos produtos, considerando que as nossas margens de retalho eram demasiado baixas. Stéphane Delesalle, o gestor do departamento de ciclismo, abordou a Leleu, a fabricante local de bicicletas. A Leleu e a DECATHLON chegaram a acordo: um autocolante DECATHLON foi colocado no quadro da bicicleta! Era proposta em todos os tamanhos, mas com apenas uma cor, visível de longe!

primeiro produto decathlon

1976: OS NOSSOS PRIMEIROS PASSOS E TAMBÉM…

Retrospetiva dos grandes acontecimentos que marcaram 1976

• 21 de janeiro: Primeiro voo regular do Concorde entre Paris e o Rio de Janeiro.
• 4 de fevereiro: Cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno em Innsbruck, Áustria.
• 1 de abril: Apple lança o seu 1.º computador.
• 19 de maio: Primeiro sorteio da Lotaria Nacional de França.
• 27 de junho: Depois do primeiro e último G6 em 1975, o primeiro G7 é organizado nos Estados Unidos, com um novo participante: o Canadá.
• 29 de junho: Éric Tabarly vence a regata transatlântica em solitário.
• 17 de julho: Abertura dos Jogos Olímpicos em Montreal, Canadá.
• 18 de julho: O belga Lucien Van Impe vence a 63.ª edição da Volta à França.
• 20 de julho: A sonda espacial americana Viking 1 é a primeiro veículo espacial a aterrar em Marte.
• 3 de setembro: Depois da Viking 1, a sonda espacial americana Viking 2 é o 2.º veículo espacial a aterrar em Marte.

autocolantes decathlon

CONTINUAMOS A CONTAR A HISTÓRIA?