É PORQUE CONCEBEMOS OS NOSSOS PRODUTOS QUE OS PODEMOS
CONCEBER ECOLOGICAMENTE!

É PORQUE CONCEBEMOS OS NOSSOS PRODUTOS QUE OS PODEMOS CONCEBER ECOLOGICAMENTE!

Além de apresentarmos produtos desportivos eficazes, as nossas equipas de conceção comprometem-se a desenvolvê-los no âmbito de uma abordagem mais respeitadora do ambiente. Para este fim, desenvolvemos o que designamos por conceção ecológica.

A INICIATIVA DE CONCEÇÃO
ECOLÓGICA

A conceção ecológica consiste em ter em consideração o ambiente desde as primeiras fases da conceção e durante todo o ciclo de vida do produto.

Na prática, trata-se de refletir sobre a forma como se pode reduzir o seu impacto no ambiente durante toda a sua vida útil.

Um produto concebido (ou reconcebido) com uma abordagem de conceção ecológica serve a mesma função que um produto feito de forma convencional, apresentando, além disso, um benefício ambiental: uma t-shirt de corrida ecologicamente concebida é sempre, antes de mais, uma boa t-shirt de corrida!

A conceção ecológica na DECATHLON (sub FR/EN/PT/CN)
O CICLO DE VIDA DE UM PRODUTO

O CICLO DE VIDA DE UM PRODUTO

Trata-se do conjunto das fases pelas quais o produto passa ao longo da sua vida.

- As suas matérias-primas: extração e tratamento;
- A sua produção: técnicas de fabrico;
- O seu transporte: do local de produção ao local de distribuição;
- A sua distribuição: local e modo de venda;
- A sua utilização: utilização, lavagem e manutenção;
- O seu fim de vida: reparação, reciclagem, destruição.

OS NOSSOS CRITÉRIOS DE CONCEÇÃO ECOLÓGICA

A nossa conceção ecológica é precisa!

As nossas equipas de conceção estabeleceram um quadro exigente para definir esta abordagem. Os produtos em causa devem cumprir pelo menos um destes critérios:

1. O seu impacto ambiental deve diminuir em pelo menos 10%, relativamente ao modelo anterior em pelo menos dois dos seguintes indicadores: alteração climática, poluição do ar, poluição das águas e esgotamento dos recursos.

2. Devem cumprir algumas ações de conceção muito específicas: pelo menos 70% do peso do produto em poliéster reciclado; um tecido composto no mínimo por 90% de algodão de produção biológica; uso de tintas que impliquem menos consumo de água; etc...

É PORQUE CONCEBEMOS OS NOSSOS PRODUTOS QUE OS PODEMOS CONCEBER ECOLOGICAMENTE!
É PORQUE CONCEBEMOS OS NOSSOS PRODUTOS QUE OS PODEMOS CONCEBER ECOLOGICAMENTE!

Qual a ligação entre
a conceção ecológica e a classificação ambiental?

Além da nossa conceção ecológica, iniciámos a avaliação ambiental de alguns dos nossos produtos.

A classificação ambiental permite-nos comparar os impactos ambientais de vários produtos na mesma categoria  (por exemplo, na família das t-shirts).
Atualmente, podes encontrar uma classificação de A a E nos produtos avaliados (63,8% dos nossos produtos no final de 2020).

Este sistema de classificação, que já é usado nos eletrodomésticos, passou a ser aplicado aos nossos produtos graças aos cálculos engenhosos das nossas equipas!

Ir ainda mais longe

Para ir mais longe, temos levado a cabo iniciativas relativas aos materiais utilizados nos nossos produtos. Até ao final de 2022, a totalidade do poliéster e do algodão utilizados provirão de origens mais sustentáveis. Em 2020, já é o caso de 100% do algodão presente nos nossos produtos, o que constitui um bom augúrio para o futuro. Porém, apenas 20% do poliéster utilizado nos nossos produtos cumpre este objetivo: aqui reside o nosso principal desafio!

Conscientes de que há ainda muito por fazer para reduzir este impacto ambiental, estamos determinados a continuar a agir em prol da mudança.

As principais limitações atuais residem no nível de avaliação dos produtos e dos seus materiais e, mais concretamente, na escolha de materiais alternativos. Temos de nos certificar de que o material que vem substituir outro tem menos impacto, é menos poluente. Para isso, recorremos a testes e estudos externos cuja fiabilidade e independência dos resultados temos de garantir.

Os nossos produtos têm de cumprir vários requisitos técnicos e de qualidade. As alternativas nem sempre são tecnologias que atingiram maturidade no mercado. Utilizamos, por exemplo, algodão biológico em alguns dos nossos produtos cujo cultivo é menos produtivo. Em consequência, a quantidade de algodão disponível no mercado é menor do que a da produção de algodão convencional.

Atualmente, estão disponíveis nas nossas lojas e no nosso website mais de 500 produtos desenvolvidos no âmbito de uma iniciativa de conceção ecológica. Representam, no entanto, apenas uma pequena percentagem da nossa oferta de produtos. Conhecendo os desafios das alterações climáticas e do esgotamento de recursos, as equipas da DECATHLON têm por objetivo que 100% dos produtos sejam desenvolvidos com uma abordagem de conceção ecológica até 2026.

É PORQUE CONCEBEMOS OS NOSSOS PRODUTOS QUE OS PODEMOS CONCEBER ECOLOGICAMENTE!

QUERES SABER MAIS SOBRE O QUE FAZEMOS?

Queremos que entendas como funcionamos, mas não é fácil encontrar o equilíbrio certo entre as explicações simples e a vontade de explicar tudo em detalhe. Se queres saber mais, consulta o nosso Relatório de Informação Não Financeira. Trata-se de uma lista publicada todos os anos onde constam todas as iniciativas relacionadas com a nossa evolução sustentável. 

É PORQUE CONCEBEMOS OS NOSSOS PRODUTOS QUE OS PODEMOS CONCEBER ECOLOGICAMENTE!

AS NOSSAS OUTRAS INICIATIVAS