Fotografia de uma engenheira a trabalhar num produto com a abordagem ecodesign

Reduzir o impacto ambiental dos nosso produtos através do design

Além de apresentarmos produtos desportivos eficazes, as nossas equipas de conceção comprometem-se a desenvolvê-los no âmbito de uma abordagem mais respeitadora do ambiente. Para este fim, desenvolvemos o que designamos por ecodesgin.

Reduzir o impacto ambiental de um produto através do design

C'est parce qu'on conçoit nos produits qu'on peut les éco-concevoir !

O rótulo de conceção ecológica AFAQ (AFNOR)

Esta abordagem foi avaliada utilizando o rótulo de conceção ecológica da AFAQ em dezembro de 2023. A avaliação fornece informações sobre o nível de desempenho do processo de conceção ecológica da Decathlon, com vista a uma melhoria contínua.

A Decathlon recebeu a classificação "exemplar", o nível mais elevado de certificação.

Cinco critérios principais constituem a norma de conceção ecológica AFAQ:
- Estratégia da empresa
- Competências e técnicas de conceção ecológica
- Implementação operacional da conceção ecológica
- Comunicação interna e externa
- Medição e melhoria

Esta certificação atesta o empenho permanente da Decathlon em reduzir o impacto ambiental das suas actividades, sendo a conceção ecológica uma das principais alavancas para o conseguir.

A evolução da comunicação do ecodesign

Desde há muitos anos, a Decathlon é uma das pioneiras na consideração da ecodesign (ISO: 14006) como uma parte importante da sua estratégia para reduzir o impacto ambiental dos seus produtos.

A Decathlon está, portanto, empenhada em integrar o ecodesign  no centro da sua estratégia de conceção de produtos. Até 2022, 23% das vendas serão provenientes de produtos que beneficiaram de uma abordagem de ecodesign. Uma vez que o ecodesign é agora parte integrante da nossa oferta de produtos e está a tornar-se uma norma de mercado regulamentada em alguns países (por exemplo, ESPR), a Decathlon tomou a decisão proactiva de atualizar a sua comunicação sobre a sua abordagem de ecodesign, eliminando o logótipo de ecodesign associado e passando a comunicar sem marcas visuais.

Esta alteração aplica-se a todos os novos conteúdos e está a ser gradualmente removida dos conteúdos existentes.

photo de yoga

A abordagem do ecodesign

O ecodesign consiste em ter em consideração o ambiente desde as primeiras fases da conceção e durante todo o ciclo de vida do produto.

Na prática, trata-se de refletir sobre a forma como se pode reduzir o seu impacto no ambiente durante toda a sua vida útil.

Um produto concebido (ou reconcebido) com uma abordagem do ecodesign serve a mesma função que um produto feito de forma convencional, apresentando, além disso, um benefício ambiental: uma t-shirt de corrida concebida através do ecodesign é sempre, antes de mais, uma boa t-shirt de corrida!

O CICLO DE VIDA DE UM PRODUTO

O ciclo de vida de um produto

Trata-se do conjunto das fases pelas quais o produto passa ao longo da sua vida.

- As suas matérias-primas: extração e tratamento;
- A sua produção: técnicas de fabrico;
- O seu transporte: do local de produção ao local de distribuição;
- A sua distribuição: local e modo de venda;
- A sua utilização: utilização, lavagem e manutenção;
- O seu fim de vida: reparação, reciclagem, destruição.

Photo de 3 personnes en charge de la conception d'un sac

Análise do ciclo de vida: como funciona?

A análise da pegada ambiental de um produto permite-nos identificar as fases do seu ciclo de vida que têm maior impacto. Esta abordagem permite que as equipas de design desenvolvam produtos que reduzam o seu impacto ambiental.

Em primeiro lugar, identificar as soluções e avaliar os ganhos ambientais
Graças a uma rede de especialistas de referência nos diferentes processos industriais da Decathlon, os engenheiros de conceção identificam as soluções mais pertinentes (= nas etapas do ciclo de vida com maior impacto ambiental) para uma família de produtos. É então possível estimar os benefícios ambientais destas soluções (nomeadamente através da ferramenta de análise do ciclo de vida Glimpact). Esta ferramenta permite-nos, nomeadamente, efetuar simulações ambientais para cada um dos nossos produtos e imaginar diferentes cenários de conceção alternativos.

Uma vez identificadas as soluções, temos de nos certificar de que não existe qualquer regulamentação obrigatória relacionada com esta ideia, quer atualmente quer num futuro próximo. Se a solução prevista já é uma obrigação legal, este não pode ser um critério de diferenciação.

Para que um produto seja considerado, a solução escolhida deve ser diferenciadora, ou seja, não deve ser já uma norma no mercado. Se tomarmos o exemplo do algodão, o rótulo BCI (Better Cotton Initiative) já está muito difundido e dificilmente poderia ser considerado como uma ação ligada ao ecodesign.

Crianças na natureza equipadas com rooupa, acessórios e calçado de caminhada.

Ir ainda mais longe

Para ir mais longe, temos levado a cabo iniciativas relativas aos materiais utilizados nos nossos produtos. Até ao final de 2022, a totalidade do poliéster e do algodão utilizados provirão de origens mais sustentáveis. Em 2020, já é o caso de 100% do algodão presente nos nossos produtos, o que constitui um bom augúrio para o futuro. Porém, apenas 20% do poliéster utilizado nos nossos produtos cumpre este objetivo: aqui reside o nosso principal desafio!

Conscientes de que há ainda muito por fazer para reduzir este impacto ambiental, estamos determinados a continuar a agir em prol da mudança.

As principais limitações atuais residem no nível de avaliação dos produtos e dos seus materiais e, mais concretamente, na escolha de materiais alternativos. Temos de nos certificar de que o material que vem substituir outro tem menos impacto, é menos poluente. Para isso, recorremos a testes e estudos externos cuja fiabilidade e independência dos resultados temos de garantir.

Os nossos produtos têm de cumprir vários requisitos técnicos e de qualidade. As alternativas nem sempre são tecnologias que atingiram maturidade no mercado. Utilizamos, por exemplo, algodão biológico em alguns dos nossos produtos cujo cultivo é menos produtivo. Em consequência, a quantidade de algodão disponível no mercado é menor do que a da produção de algodão convencional.

Atualmente, estão disponíveis nas nossas lojas e no nosso website mais de 500 produtos desenvolvidos no âmbito de uma iniciativa de conceção ecológica. Representam, no entanto, apenas uma pequena percentagem da nossa oferta de produtos. Conhecendo os desafios das alterações climáticas e do esgotamento de recursos, as equipas da DECATHLON têm por objetivo que 100% dos produtos sejam desenvolvidos com uma abordagem de conceção ecológica até 2026.

É PORQUE CONCEBEMOS OS NOSSOS PRODUTOS QUE OS PODEMOS CONCEBER ECOLOGICAMENTE!

Queres saber mais sobre o que fazemos?

Queremos que entendas como funcionamos, mas não é fácil encontrar o equilíbrio certo entre as explicações simples e a vontade de explicar tudo em detalhe. Se queres saber mais, consulta o nosso Relatório de Informação Não Financeira. Trata-se de uma lista publicada todos os anos onde constam todas as iniciativas relacionadas com a nossa evolução sustentável. 

As nossas outras iniciativas

AS NOSSAS RESPONSABILIDADES DE FABRICO

AS NOSSAS RESPONSABILIDADES DE FABRICO

Na DECATHLON, concebemos os nossos produtos. Neste sentido, estamos também na origem da sua produção. Por outras palavras, criámos um sistema de fabrico em grande escala para tornar estes produtos disponíveis em todo o mundo e em volumes maiores.Como resultado desta atividade, temos uma responsabilidade: respeitando os direitos das pessoas que fabricam os nossos produtos, e limitando o impacto ambiental da nossa atividade. Estas medidas são postas em prática tanto a nível global como local entre as pessoas que vivem na área circundante das nossas fábricas de produção.

Pai e filho passeiam com bicicletas Decathlon.

UMA RELAÇÃO DE LONGA DURAÇÃO

Receber o vosso feedback, estar em contacto convosco, partilhar uma paixão comum, apoiar, motivar, ajudar… A experiência DECATHLON não acaba com a compra do produto. Queremos desenvolver uma relação de longa duração convosco, desportistas.