Em que consiste uma "COP"?
Comecemos pelo nome, na forma de acrónimo: "COP" significa "Conferência das Partes" (Conference of the Parties, em inglês).
As partes são, aqui, os países. Mais especificamente, é uma cimeira internacional em que os Estados se reúnem para discutir um tema (neste caso, as alterações climáticas) e decidir em conjunto os objetivos comuns a alcançar.
Quando se fala em COP, pensa-se normalmente na COP do Clima. Ora, existe também uma COP sobre a biodiversidade e outra sobre a desertificação.
As COP, organizadas no quadro da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre as alterações climáticas, foram inventadas em 1992 na Cimeira da Terra no Rio de Janeiro (Brasil). Reúnem 196 Estados e têm lugar todos os anos (em novembro ou dezembro). A primeira de sempre, a COP 1, realizou-se em 1995, em Berlim. Durante as cimeiras, que se realizam sempre numa cidade diferente, os países negociam um roteiro e assumem compromissos para combater as alterações climáticas.
Note-se que falamos aqui das COP sobre o clima, mas existem duas outras versões: as COP sobre a biodiversidade e as COP de combate à desertificação, ambas associadas às Convenções das Nações Unidas igualmente celebradas, em 1992 no Rio de Janeiro. Podemos aqui citar a COP da Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies de Fauna e Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção (CITES).
Não se realizam COP necessariamente todos os anos: por isso é que existe uma COP 27 do clima no mesmo ano que uma COP 15 da biodiversidade, etc.