Costa com vista para o Mar

Porque é que é necessário tanta água para fazer uma peça de roupa?

A produção de uma simples t-shirt necesseia de 2700 litros de água, o que equivale a 70 duches. Como é que atingimos realmente tais volumes?

Alguns números sobre têxteis e água

2700 litros para uma T-shirt, 8000 litros para um par de sapatos de couro, 11000 litros para um par de calças de ganga...Os volumes de água doce necessários para fazer as nossas roupas são um pouco vertiginosos. Especialmente quando comparado com o número de artigos vendidos em cada ano a nível mundial : mais de 100 mil milhões.

O resultado é um consumo global de água bastante alarmante para a indústria têxtil : consume assim 93 mil milhões de metros cúbicos de água por ano, segundo a Fundação Ellen MacArthur. Cerca de 4% dos recursos de água potável do mundo. Custa a ver ? Compreendemos… De uma forma geral, é o equivalente a 37 milhões de piscinas olímpicas por ano.
Não é de admirar que, este é um bom lugar para se estar, a indústria têxtil é um dos setores mais "ouro azul" intensivo, este recurso natural (e limitado) tão precioso para a vida na Terra :  Está em terceiro lugar, logo atrás do trigo e do arroz. 

Algodão

Do algodão ao tingimento : a água a todos os níveis

A razão pela qual a roupa necessita de tanta água para se tornar realidade, é porque a água é utilizada em quase todas as fases do seu ciclo de vida.
Comecemos pelo início: a matéria-prima.


Estamos a falar principalmente de matérias naturais, ou seja, fibras de origem vegetal (algodão, linho, cânhamo, látex, etc.). A fórmula aqui é a mesma desde o início dos tempos. Para fazer uma planta crescer, são necessários três elementos: solo, sol e água.
Uma das estrelas da indústria têxtil moderna é uma planta que adora água: o algodão. Isto porque representa agora um quarto da produção mundial de fibras têxteis. E é necessário muita água para o fazer crescer e florescer. Um quilo de algodão requer quase 10.000 litros de água doce. A quantidade de chuva que cai sobre o campo não é suficiente. Os rios, lagos e águas subterrâneas têm de ser explorados para fornecer água às plantações.

Nota que as próximas décadas irão complicar consideravelmente a equação: a água doce disponível está a tornar-se mais escassa em todo o planeta, enquanto o clima está a aquecer. Por outras palavras, as plantações de algodão, sujeitos a temperaturas crescentes, necessitarão de mais água (+50% até 2030)... mesmo que esta seja cada vez mais escassa. Alguns grandes produtores, como a China e a Índia, já enfrentam uma escassez de água doce para as suas culturas. Alguns grandes produtores, como a China e a Índia, já enfrentam uma escassez de água doce para as suas plantações.

Para teres uma ideia, estima-se que, no caso de um par de calças de ganga, a matéria-prima representa um terço da sua "pegada de água" (o volume total de água necessária para produzir um bem ou serviço). Ou seja, neste caso, cerca de 3000 litros de um total de 11000.

Teste de cores numa fábrica

A segunda fase, que consome uma grande quantidade de água, é a produção. Esta é a água utilizada nas fábricas durante todo o processo industrial de produção de roupa. Uma etapa deste processo, em particular, consome enormes quantidades de água: o clareamento e tingimento da roupa. E sim... é preciso muita água para descolorar o tecido e depois aplicar os corantes e os químicos que os fixam. Em média, cada quilo de tecido tingido requer 100 a 150 litros de água.

Outro processo intensivo de consumo de água é a lavagem. Amplamente utilizada em ganga, e em particular em jeans (2,3 mil milhões vendidas em cada ano), esta técnica requer litros e litros de água doce, para além de outros recursos como a areia.

Para completar, deve ser acrescentada aqui uma terceira fase de consumo de água, que já não diz respeito ao fabrico mas à utilização da peça de roupa. Falamos dessa tarefa doméstica irritante mas necessária: lavar roupa (embora alguns materiais, tais como calças de ganga, não precisem de ser lavados com a frequência a que estamos habituados).

O cuidado com as nossas roupas também acrescenta significativamente à sua "pegada de água". Em França, estima-se que cada família gasta cerca de 14.000 litros de água por ano para lavar as suas T-shirts, meias e outras roupas interiores... Ou seja, 12% do consumo doméstico de água.

Água consumida... e utilizada

Para além do aspecto quantitativo, as nossas roupas têm um segundo grande impacto na água: poluem-na.

A água consumida raramente sai ilesa... Segundo a Agência Francesa de Gestão do Ambiente e da Energia (ADEME), a indústria têxtil é responsável por 20% da poluição das águas a nível mundial. E, mais uma vez, o impacto é distribuído ao longo do ciclo de vida da peça de roupa.

Durante a extração da matéria-prima, a poluição está principalmente relacionada com os produtos químicos utilizados pelos agricultores. O algodão, por exemplo, é tradicionalmente tratado muito com pesticidas e muito fertilizado. Estes produtos penetram no ciclo de vida da água, contaminando mesmo as águas subterrâneas e os rios.

Durante o processo de fabrico, a poluição é gerada principalmente por uma fase chave já mencionada: o tingimento. As roupas são primeiro branqueadas, geralmente com lixívia. Descarregado em águas residuais, o cloro que contém não é biodegradável e viaja na água, envenenando seres vivos (plantas, animais, seres humanos). Quanto aos próprios corantes, eles contêm metais pesados, que também são nocivos para o ambiente.

Finalmente, em termos de utilização, a poluição é gerada principalmente pela limpeza de roupa feito de materiais sintéticos (68% da produção mundial): nylon, poliéster, acrílico ou elastano libertam micropartículas de plástico cada vez que são lavadas. Demasiado pequenas para serem interceptadas pelas estações de tratamento de águas residuais, elas acabam... na Natureza. Estima-se que 240 mil toneladas de micro-partículas de plástico de têxteis sintéticos são despejadas nos oceanos todos os anos.

Para ir mais além

mergulhador no mar com tubarões

O nosso compromisso de limitar a poluição plástica nos oceanos

Com os plásticos de utilização única que representam 60% da poluição marinha, a Decathlon está empenhada em atingir zero plásticos de utilização única até 2026.

Pictograma que mostra o fundo do oceano

O que é o Dia Mundial dos Oceanos?

A cada 8 de Junho, ouve-se falar disso. O que é este enésimo dia internacional? Para que serve?

Cavalo marinho com poluição do oc

A poluição plástica nos oceanos

De acordo com um estudo do Fórum Económico Mundial, estima-se que até 2050 haverá mais plástico nos oceanos do que peixes. Pois é.